Sustentabilidade na volta às aulas: práticas para a educação diária

Sustentabilidade na volta às aulas: práticas para a educação diária

Por Jussara de Paula*

O ano letivo em algumas escolas já começou e com ele excelentes oportunidades para colocar em prática hábitos mais sustentáveis. Abaixo, listamos dez dicas para você diminuir o impacto sobre o meio ambiente e ainda colaborar com a educação sustentável para todos:

1. Procure reutilizar materiais escolares do ano passado. Se a borracha estiver com aparência de suja, basta passar um pano umedecido em álcool. Outros materiais, como caneta, régua e compasso, por exemplo, em condições de serem usados podem ser comprados quando acabarem. Lembre-se também de não rabiscar seus materiais, pois assim eles podem ser reaproveitados por mais tempo.

2. Na hora de adquirir os livros, prefira os sebos ou troque com os colegas de outras séries. Uma boa ideia pode ser organizar junto com a sua escola um bazar para a troca desses livros e até mesmo de outros materiais como mochilas, uniformes, lancheiras. Utilize também as redes sociais para divulgação desta opção de negócio, por exemplo.

3. Ao comprar materiais como caderno, procure os de material reciclado ou que tenham certificação verde. Se o seu do ano passado foi pouco utilizado, faça somente uma nova capa personalizada com papel, em substituição ao plástico. Assim você poderá reutilizá-lo.

4. Lembre-se de comprar somente o necessário e dê preferência aos produtos embalados minimamente possíveis.

5. Mora perto da escola? Que tal ir caminhando? Caso contrário, opte pelos transportes escolares coletivos, carona solidária ou pelo transporte público.

6. Leve a sua garrafa de água para evitar o uso de copos plásticos. E se você leva o seu lanche de casa, use embalagens reutilizáveis.

7. Sugira o envio dos trabalhos escolares por e-mail, evitando a impressão de material. Caso não seja possível, procure reutilizar papel para os trabalhos escolares ou escreva na frente e no verso do papel.

8. Mantenha em bom estado produtos duráveis, como mochilas e estojos. Assim você ajuda a reduzir a quantidade de artigos estragados que são jogados fora a cada ano. Uma boa opção é fazer customização, por exemplo.

9. Que tal conversar com a coordenação da sua escola ou faculdade para que ela ofereça cursos sobre o cuidado com o meio ambiente e ações sustentáveis? Você também pode sugerir campanhas de reciclagem, doação de materiais, entre outros.

10. Compartilhe com seus amigos as dicas verdes. Assim serão mais pessoas ajudando a cuidar do planeta!

*Jussara de Paula é analista de meio ambiente do RioMar Recife.

Deixe seu comentário