Solidariedade marca o RioMar Online: veja quem você pode ajudar
Imagem de Photo Mix por Pixabay.

Solidariedade marca o RioMar Online: veja quem você pode ajudar

Por Júlio Rebelo
Do RioMar Recife

Você já fez seu gesto solidário hoje? O ato, que sempre será importante, ganha ainda mais valor em tempos tão incertos quanto os atuais. Portanto, que tal utilizar a tecnologia para isso? É que o RioMar Online tem uma sessão exclusiva para doações, com recursos seguindo direto para a entidade escolhida pelo doador. O espaço funciona como se fosse uma compra normal: o internauta escolhe a instituição que quer ajudar, define o valor a ser doado e finaliza a “compra” com cartão de crédito.

Projeto Mãe Por Todas chega ao Quiosque Solidário RioMar

Viu como é fácil ajudar?

A área opera com cinco instituições cadastradas e com doações a partir de R$ 20. Por lá, até o dia 30 de setembro, estão presentes a APAF, o Centro Geriátrico Padre Venâncio, ONG Pelo Bem, o Movimento Cores do Amanhã e o Lar Paulo de Tarso.

A lista é revista a cada 30 dias para que outras entidades possam ser igualmente beneficiadas. A indicação das instituições é feita em parceria com o Instituto JCPM de Compromisso Social com validação do trabalho e alcance das iniciativas sociais.

Conheça as instituições que você pode ajudar:

APAF

Instituição sem fins lucrativos, a Associação Pernambucana de Apoio aos Doentes de Fígado (APAF) funciona há 19 anos nas instalações do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), dando suporte aos pacientes atendidos pela equipe da Unidade de Transplante de Fígado (UTF/HUOC, 1999), um dos maiores programas de transplante de órgãos do mundo.

A instituição atua, entre outras atividades, no apoio socioassistencial, na reintegração profissional e social, na marcação de consultas/exames, na inclusão de pacientes em lista de transplantes, no gerenciamento do contato para comparecimento nas realizações dos transplantes, e no acolhimento de pacientes por meio do recebimento deles em casa de apoio, custeando estadias e alimentações pelo tempo necessário ao tratamento.

A APAF ainda desenvolve trabalho de incentivo em pesquisas científicas, auxiliando no desenvolvimento acadêmico de estudantes e profissionais de saúde.

Centro Geriátrico Padre Venâncio

O Centro Geriátrico Padre Venâncio é uma instituição filantrópica mantida pela Santa Casa de Misericórdia do Recife e que, há 92 anos, acolhe idosas em situação de abandono, violência e vulnerabilidade social.

Localizada no bairro da Várzea, a entidade oferece moradia digna, apoio nutricional, assistência 24h de uma equipe multiprofissional, além de atividades educativas e lúdicas que proporcionam bem-estar e qualidade de vida às idosas beneficiadas.

ONG Pelo Bem

O Instituto Pelo Bem é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo acolher e dar visibilidade a pessoas em situação de vulnerabilidade social, em especial, moradores de rua, através de projetos inclusivos, cuidados de higiene, saúde, afetividade e recuperação de sentido e pertencimento.

Movimento Cores do Amanhã

O Cores do Amanhã, organização sem fins lucrativos fundada há 11 anos no Bairro do Totó, Zona Oeste do Recife, é um movimento cocial iniciado por quatro jovens grafiteiros e que atualmente é formado por diversos voluntários. O espaço cultural do grupo oferece mais de 20 oficinas gratuitas, que atende em média 650 famílias, buscando levar cultura e cidadania através das artes, dos esportes e do hip hop.

O movimento também atua com foco nas mulheres através do Grupo Cores Femininas, e que luta pelo fim da violência. Hoje devido à pandemia as aulas continuam suspensas, mas o coletivo está atendendo a Região Oeste do Recife com a doação de materiais de higiene, máscaras e informação, o Cores do Amanhã já alcançou mais de 5 mil cestas básicas doadas neste período emergencial.

O grupo trabalha de forma fixa em seu espaço cultural e também itinerante, e sobrevive de doações e trabalhos profissionais de grafitagem.

Lar Paulo de Tarso

O Lar Paulo de Tarso é uma ONG sem fins lucrativos fundada em 1991, que oferece um lar a crianças e adolescentes em situação de risco social de alta complexidade, ou seja, abandono, abuso sexual, negligência e maus tratos. Esse trabalho é extensivo aos seus familiares.

Deixe seu comentário