Por Jussara de Paula*
Para quem vive em grandes cidades, respirar pode ser uma atividade um pouco mais complexa do que deveria. Um estudo publicado no The Scientific Electronic Library Online comprova que o ar que respiramos contém os chamados compostos orgânicos voláteis, encontrados em tintas, vernizes, plásticos entre outros produtos. Além disso há também a denominada ‘síndrome do edifício doente‘ é uma gama de doenças causadas ou estimuladas pela poluição do ar em espaços fechados.
Semana do Meio Ambiente: descartáveis que podem ser evitados
Mas ainda bem que a natureza está sempre em movimento e renovação e existem plantas que podem purificar o ar que você respira, inclusive dentro de casa. Para isso, apresentamos alguns destes “pedacinhos de florestas” que você pode utilizar para harmonizar e ainda de quebra dar aquela decorada nos seus locais favoritos.
1. Lírio-da-paz
O Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii) é uma das melhores plantas purificadoras, já que ele remove todos compostos orgânicos voláteis do ar e purifica até mesmo se alguém tiver fumado no local.
2. Clorofito
Além de remover o formaldeído e o xileno do ar, o clorofito (Chlorophytum comosum) é bastante usado para a decoração. É saúde com praticidade!
3. Gerbera
Precisa dar aquela oxigenada com beleza e estilo? A Gerbera (Gerbera Jamesonii) é uma ótima opção. O composto liberado por ela melhora a qualidade do ar e ajuda a combater a insônia. Por isso, tenha sempre um vasinho com ela sempre perto da cama.
4. Espada de São Jorge
A Espada-de-São-Jorge (Sansevieria laurentii) é outra planta que libera oxigênio à noite, além de absorver dióxido de carbono. Bastante prática, pois não precisa de muita luz ou água para crescer.
5. Samambaia americana
Conhecida como Samambaia americana (Nephrolepis exaltata) é indicada para ambientes com móveis feitos de compensado e em banheiros, pois filtra o formaldeído encontrado nesse tipo de material, bem como em produtos como toalhas de papel. Além disso, economiza espaço, pois pode ser pendurada. Utilize sua criatividade para colocar em um espaço de destaque.
6. Antúrio
As belíssimas flores do Antúrio (Anthurium Andreanum) são eficazes para filtrar a amônia liberada por produtos de limpeza, por isso é bastante indicada para se manter na cozinha e no banheiro.
7. Crisântemo
Além de ser uma planta muito bonita, com flores de encher os olhos, o crisântemo (Chrysanthemum morifolium) é, junto com o Lírio-da-paz, a planta que mais remove toxinas do ar. Elegante e funcional para todos os ambientes.
*Jussara de Paula é analista de meio ambiente do RioMar Recife.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.