Por Jussara de Paula*
Quem tem uma horta, quintal grande ou jardim espaçoso em casa, com boa parte de terra, sabe também que terá a visita constante de alguns bichinhos, como insetos, percevejos ou joaninhas. O Brasil é considerado o País com maior diversidade de insetos no mundo, com estimativa de mais ou menos 400 mil espécies. Isso ocorre por sua localização e pelo clima.
Sustentabilidade: é fácil, simples e você pode começar agora mesmo
Muitas pessoas saem correndo para matá-los, acreditando que esses animais podem ser prejudiciais. Só que alguns são extremamente benéficos para a produção agrícola caseira. Você sabia que manter certo nível desses bichinhos nesses locais é fundamental?
Assim, para que o seu cantinho verde seja bem sucedido, é preciso saber fazer o controle biológico. Alguns bichinhos provocam tantos benefícios para a produção de alimentos que substituem os agrotóxicos, pois combatem seus inimigos naturais (pragas) que atacam os alimentos e plantas. Vamos apresentar alguns:
As competentes abelhas
Embora amedrontadoras para alguns, esta personagem tem uma incrível missão de vida. As abelhas são responsáveis pelo processo de polinização de algumas espécies. Sem elas, pode ocorrer a extinção de diversas flores. Portanto, se você vir uma delas, saiba que pode existir uma colmeia, mas não a destrua. Peça orientação ao corpo de bombeiro local.
Os diferentões percevejos
Apesar de causar espanto em alguns, por seu “cheirinho” peculiar, os percevejos eliminam pequenas pragas, como formigas e pulgões que se alimentam do caule e das plantas. Eles tendem a sair do habitat de percevejos e, quem fica, acaba servindo de alimento para esses insetos.
As encantadoras libélulas
Lindas e insaciáveis, as libélulas adoram devorar moscas, chegando a comer cerca de 30 em um dia. Porém, elas também são base da alimentação de aranhas, rãs e sapos. A libélula está no topo da cadeia alimentar dos insetos, mantendo importante controle sobre pragas e animais indesejados ou prejudiciais.
Se vir em sua plantação alguns desses bichinhos acima, saiba que não deve matá-los. Eles são essenciais no controle biológico das plantas e do ecossistema. Deixe a natureza fazer sua parte!
*Jussara de Paula é analista de meio ambiente do RioMar Recife.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.