Preservar o meio ambiente para manter o bem-estar
Foto: Pixabay

Preservar o meio ambiente para manter o bem-estar

Por Jussara de Paula*

Contrabalançar a mente e o corpo com o equilíbrio do planeta. É que estar no meio da natureza pode proporcionar sensações agradáveis e diferenciadas afetando diretamente os nossos sentidos e estilo de vida. E o que a sustentabilidade influencia nessa experiência? Como trazê-la à nossa rotina?

Observar os nossos espaços de convivência e atuar na melhoria deles pode contribuir para a preservação do meio ambiente. O simples – e necessário – ato de respirar, por exemplo, realizado de maneira consciente, pode indicar como está a sua saúde e ainda se o local possui um ar adequado para isso. E se não estiver, o que fazer? Iniciativas como plantar e cuidar da terra já são um começo.

Além disso, espaços abertos como praias, parques e jardins, responsavelmente limpos e conservados, influenciam positivamente na conservação destes locais e contribuem para as primeiras conexões com a natureza.

A partir de então, inúmeras possibilidades de inserir a sustentabilidade oferecida pelo planeta podem ser incorporadas ao dia a dia. Ações como olhar e se relacionar com o próprio corpo, alimentando-o de maneira cuidadosa, colocando-o em movimento, além de cultivar boas relações consigo e com os outros proporcionam um olhar que transpõe genuinamente a ação de salvar o planeta.

Conte com pequenas mudanças para começar a preservar seu bem-estar e o meio ambiente, com atenção e entendimento de que se trata de algo feito pela primeira vez e, portanto, requer paciência, determinação e descobertas.

*Jussara de Paula é analista de meio ambiente do RioMar Recife.

Deixe seu comentário