Por Jussara de Paula*
Você sabia que o nosso estilo de vida pode deixar marcas no meio ambiente? Exatamente! Nossa jornada pela Terra deixa “pistas”, “pegadas”, que podem ser grandes ou pequenas, dependendo de como caminhamos e de como conduzimos nossos hábitos.
Dessa forma temos a “Pegada Ecológica”, que é uma técnica de contagem ambiental e que mede diferentes padrões de consumo, de forma a verificar se estão dentro da capacidade ecológica do planeta. Por isso, o procedimento tem como proposta indicar o modo de utilização dos recursos de forma mais racional, consciente e conectada com os olhos no mundo que deixaremos para nossos descendentes.
Nela estão inclusas sua alimentação, seu transporte, sua vestimenta, seus passeios, sua casa, ou seja, tudo que causa impacto ao meio ambiente. Nesse ponto, a humanidade inteira tem um longo caminho pela frente por um planeta saudável. Mas o primeiro passo é conhecer a sua própria pegada.
Através de um modo de vida mais equilibrado e amigável com a natureza é possível exercitar atitudes de cuidado e atenção com o planeta. Há muitas coisas que você pode fazer no seu dia a dia. Basta ter vontade, ânimo e até criatividade no caminho. O mundo e a vida agradecem!
E a sua pegada, qual é? No site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) você pode conhecer seu estilo e dicas de como se tornar um agente de transformação.
*Jussara de Paula é analista de meio ambiente do RioMar Recife.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.