Palmeiras raras: conheça a coleção palmetum do RioMar Recife
Fotos: Thays Martins/RioMar Recife

Palmeiras raras: conheça a coleção palmetum do RioMar Recife

Por Jussara de Paula*
Do RioMar Recife

Conforto acústico, temperatura agradável, qualidade do ar, beleza paisagística. Na área externa do RioMar Recife conhecemos o Palmetum. Desde a época que o RioMar começou a ser construído, sempre houve uma preocupação em harmonizar o empreendimento com o ambiente. Para isso foi implantada uma área verde externa de 40.000m², com espécies de Mata Atlântica e uma coleção de palmeiras raras vindas de diversas partes do mundo ? (Austrália, Madagascar, Cuba, México, República Dominicana, Indonésia, Estados Unidos, Ilhas do Oceano Pacifico), algumas até em extinção e outras que são exemplares únicos no Brasil.

Papel reciclado com bitucas de cigarro descartadas no RioMar

De caule lenhoso e folhas com penachos ou em formato de leque, as palmeiras fornecem frutos como dendê, tâmara, coco, além de palmito, pupunha e palha para coberturas. É responsável por proporcionar as indústrias diversos tipos de ceras, óleos, mel e amidos. Ainda, é possível conhecer algumas espécies brasileiras muito comuns em nosso dia a dia: a piaçava, por exemplo, (que fornece a fibra para confecção de vassouras).

Diante dessa variedade de espécies, que tal conhecer mais de perto essa riqueza natural bem pertinho de você?! Confira o registro de algumas espécies a seguir!

Palmetum RioMar: coleção de palmeiras raras

 

*Jussara de Paula, coordenadora de sustentabilidade do RioMar Recife.

Deixe seu comentário