Quando descartado incorretamente, derramado no ralo da pia, por exemplo, o óleo de cozinha pode contaminar os rios, mares e provoca até enchentes na época de chuvas. Caso você não saiba, o produto impermeabiliza os lençóis freáticos, impedindo a água de escorrer normalmente. Para se ter uma ideia, um litro de óleo pode contaminar até 20 mil litros de água potável, de acordo com o padrão adotado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Quarentena: veja dicas de como evitar o desperdício de alimentos
Porém, a partir do descarte correto, é possível fazer sabão, tintas e até combustível. Por isso, após utilizar o óleo de fritura velho (de preferência em pouca quantidade), você pode armazená-lo em uma garrafa PET. Utilize um funil para facilitar a entrada do óleo na garrafa. Conforme for utilizando o óleo, vá armazenando desse modo e lembre-se de sempre fechar bem as garrafas para evitar vazamentos, mantendo também fora do alcance de crianças e animais de estimação que podem ser atraídos pelo cheiro do óleo ou pela simples curiosidade.
Após preencher algumas garrafas PETs, procure empresas e ONGs especializadas neste tipo de coleta seletiva, assim como postos de coletas voluntárias para descartar o seu óleo de forma correta e sem precisar sair de casa.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.