O que reflete do lado de fora é o que dentro está
Foto: Pixabay

O que reflete do lado de fora é o que dentro está

Por Jussara de Paula*

Estamos vivendo uma série de grandes mudanças e impactos que para alguns podem significar apenas uma “ordem natural”, ou uma perspectiva de transformação que exigirá uma atitude considerada incomum para si mesmo e para seu estilo de vida atual.

Quando falamos de meio ambiente é quase automático imaginar lugares de exuberâncias verdes, com águas claras, limpas, pássaros e animais terrestres, todos livres. O cenário é possível e existente a partir do momento em que entendemos que também, sem nenhuma escala de soberania, somos parte e reflexos de como a natureza está dentro da gente.  E isso vai além de uma análise superficial ou “fora da caixa”.

Olhar o meio ambiente como reflexo interior é conectar-se com cada elemento da Terra. Respeitar os ares que correm nos pulmões, pisar na terra, sentir texturas nos troncos das árvores e plantas, amar as águas, cuidar dos que rodeiam e de onde se rodeia é praticar sustentabilidade no nível genuíno e consistente. Um caminho sem volta, onde os que ainda não foram tocados, inconscientemente, querem voltar.

E você, o que tem feito com sua conexão interior através da sua relação com a natureza?

*Jussara de Paula é analista de meio ambiente do RioMar Recife.

Deixe seu comentário