No mês das leguminosas, aprenda a fazer hambúrguer saudável

No mês das leguminosas, aprenda a fazer hambúrguer saudável

*Por Mayara Guimarães

Decretado pela ONU (Organização das Nações Unidas), desde 2018, o mês de fevereiro é dedicado às leguminosas, a fim de incentivar o consumo de grãos e reforçar a importância de uma alimentação saudável.

Quiosque Solidário recebe Escola Mangue neste mês de Fevereiro

Mas, afinal, o que são leguminosas?

São os frutos e sementes da família Fabaceae, alimentos ricos em proteína, além de fibras e minerais, elementos essenciais para uma alimentação balanceada.

As leguminosas estão bastante presentes no dia a dia do brasileiro, nos diversos tipos de feijão (mulatinho, carioca, preto, vermelho, branco) além do grão de bico, soja, ervilha, lentilha e amendoim.

Uma dica importante!

Realizar o remolho desses alimentos ajuda na absorção de nutrientes, melhora sua digestão, além de realçar o sabor e diminuir o tempo de cozimento. Por isso, importante lavar bem os grãos e deixá-los de molho de 6 a 12 horas, podendo realizar a troca da água nesse tempo. Após o período, é só lavar novamente e realizar o preparo.

Agora, do feijão com arroz, paixão nacional e um prato supercompleto que traz a junção perfeita cereal e leguminosa, nós já sabemos a receita, mas vamos inovar na cozinha?

Hambúrguer de lentilha

Ingredientes:

250 g de lentilha

2 colheres de sopa de Tempero Lemmon Pepper – mas você pode utilizar outro de sua preferência

½ xícara de aveia em flocos finos

Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Realize o remolho da lentilha conforme orientações acima e escorra bem

Bata no liquidificador ou processador a lentilha crua – não sobrecarregue o equipamento, você pode fazer esse processo por partes e ir transferindo para uma vasilha

Adicione o tempero lemmon pepper e sal e pimenta a gosto – mas lembre que o tempero já tem esses ingredientes, então prove durante o preparo.

Por fim, adicione a aveia – ela serve para dar liga e lhe ajudar a formar os hambúrgueres. Molde os hambúrgueres, frite em frigideira com azeite ou faça na air fryer.

Que tal tentar em casa diversificar um pouco sua alimentação?

* Mayara Guimarães é analista de meio ambiente do RioMar Recife.

Deixe seu comentário