Inaugurado no RioMar pontos de abastecimento de veículos elétricos
Foto: Sirleide Jacobina/divulgação

Inaugurado no RioMar pontos de abastecimento de veículos elétricos

Em parceria com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), o RioMar inaugurou, nessa quinta-feira (20), dois pontos de recarga de veículos elétricos. Os equipamentos integram o Corredor Verde, primeira eletrovia do Norte/Nordeste do Brasil. A via de mobilidade elétrica desenvolvida pela Neoenergia vai permitir aos motoristas de carros movidos a eletricidade se deslocarem por seis estados nordestinos: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. O projeto sustentável estimula a descarbonização da economia, com o uso de automóveis que utilizam fontes renováveis de energia.

Os dois pontos de recarga instalados no RioMar são do tipo Wallbox e possuem carga média, com capacidade para um veículo por vez, com conector AC Tipo 2 (mais comum entre as opções disponíveis no mercado). Neste primeiro momento, as estações de abastecimento de veículos elétricos funcionarão de forma gratuita. Os pontos estão localizados no terceiro piso do Edifício Garagem.

Quer ajudar a natureza? Veja ideias simples para o dia a dia

No total, o Corredor Verde contará com 18 pontos de recarga. Doze estarão ao longo das vias que conectam seis estados no formato SuperChargers, o que permite uma carga rápida, cerca de 30 minutos. Os pontos em shoppings têm como finalidade atender quem trafega normalmente nas áreas urbanas, como também as pessoas que estão em viagem e querem aproveitar para abastecer o veículo.

Além do benefício ambiental, o carro movido a eletricidade possui outras vantagens, a exemplo da eficiência. O veículo elétrico roda 100 quilômetros por um valor menor quando comparado a outros combustíveis. Evita a poluição sonora, pois não emite sons, e pode ser mais prático, já que o motor elétrico possui menos peças e ocupa um espaço menor no carro. Todos esses fatores combinados contribuem no estímulo à consciência ecológica e no investimento em iniciativas ‘verdes’.

O Corredor Verde é resultado de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e faz parte do Programa de Mobilidade Elétrica da Neoenergia, que integra planos da companhia em investir no estímulo de utilização de veículos elétricos e no processo de descarbonização da economia.

O projeto também está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU. Dentre os ODS, a companhia tem especial foco no número 7, voltado a levar energia acessível e limpa para todos e o ODS 13, que busca tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

Deixe seu comentário