Grupo JCPM faz campanha pelo combate ao trabalho infantil

Grupo JCPM faz campanha pelo combate ao trabalho infantil

trabalho infantil é um problema social de escala global. No mês que marca o Dia Mundial e Nacional contra o Trabalho Infantil, instituído em 12 de junho, o Grupo JCPM, através do RioMar Recife e do Instituto JCPM, lança uma campanha que visa sensibilizar para o combate ao trabalho de crianças e adolescentes. A iniciativa, que conta com a parceria com entidades da rede de proteção a esses grupos, busca apoio da sociedade para não estimular este tipo de atividade. As peças serão expostas no shopping entre os dias 10 e 20 de junho.

A campanha foi concebida pela equipe de Marketing do RioMar Recife, em parceria com o Instituto JCPM, a partir de diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e será replicada em mais seis shoppings do Grupo JCPM nos estados da Bahia, Sergipe e Ceará. Com frases e ilustrações, as peças têm como objetivo levar a sociedade à reflexão sobre o tema.

“Pensar que o futuro dessas crianças em situação de trabalho infantil é uma questão da sociedade e que impacta no futuro de todos. Quantos talentos podem se perder por falta de apoio ou inércia das pessoas diante dessa questão. Este é o terceiro ano que colocamos o debate para o nosso público nos empreendimentos para reforçar o quão relevante é cada um fazer sua parte”, afirma Lúcia Pontes, Lúcia Pontes, diretora de Desenvolvimento Social e Relações Institucionais do Grupo.

As entidades parceiras do RioMar Recife e do Instituto JCPM na campanha são Ministério Público do Trabalho, Comdica – Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e Adolescentes da Cidade do Recife, Conselho Tutelar da Cidade do Recife da RPA 6ª, Defensoria Pública de Pernambuco, Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), CENDHEC – Centro Dom Helder Câmara e Fepetipe – Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco.

A iniciativa deste ano traz a ludicidade das ilustrações, que traduz o universo infantil, o direito de as crianças sonharem e o poder que elas têm de criar o futuro e de fazer a diferença no mundo. “Sem trabalho infantil é possível sonhar, aprender, crescer e construir um futuro melhor”, ressalta Denielly Halinski, gerente de Marketing do RioMar Recife.

As ilustrações da campanha foram criadas por Mari Ilustra, o roteiro é de Guilherme Stockler e a produção/animação é da Tocha Filmes. Ainda será veiculado um vídeo de posicionamento nos canais oficiais do empreendimento e TV aberta e fechada durante a iniciativa. Além disso, haverá divulgação nas mídias de mall, mídias OOH, site, SuperApp, mídias sociais e imprensa.

No Brasil, o trabalho infantil atinge cerca de 1,8 milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), de 2019. No mundo, são 160 milhões de vítimas, de acordo com os dados mais recentes da Organização Mundial do Trabalho (OIT) e do Unicef, de 2020. Para combater números alarmantes, o dia 12 de junho foi instituído como o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil pela OIT. A data também é marcada no Brasil e tem como objetivo reforçar a conscientização das famílias, sociedade, governos e empresários sobre a importância de se erradicar essa prática.

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