Os projetos sociais desenvolvidos ao longo dos quase 35 anos de atuação da Fundação Terra serviram de inspiração para dois grupos de fotógrafos retratarem a rotina da instituição social. Todos esses registros estão disponíveis na exposição “Na Terra Para Servir”, um projeto promovido em parceria com o Curso Superior de Tecnologia em Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e o f/8 Fotografia Documental. A abertura da mostra, que está localizada no Piso L4 do RioMar Recife, acontece, nesta segunda-feira (25), às 17h, com a participação do padre Airton Freire, criador e presidente da organização. A exposição fica no mall até o dia 1º de março.
Para Padre Airton Freire, o objetivo da mostra é apresentar o trabalho realizado ao longo dessas três décadas de atuação. “A exposição irá retratar o desejo constante que temos na Fundação Terra de querer ajudar, de servir e amar”, afirma. Desde a criação, a instituição social transforma a vida de muita gente para melhor, em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, onde funciona a sede. Lá, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos são atendidos diariamente em diversos programas de acesso a direitos sociais; de reabilitações física, intelectual, auditiva e visual; e à educação básica e fundamental.
A coordenadora do curso de fotografia da Unicap, professora Renata Victor, destaca a importância da atividade de extensão universitária envolvendo questões do âmbito social. “Os alunos ficaram encantados com o trabalho desenvolvido pela Fundação Terra e com benefício gerado às pessoas. Isso foi o que mais impressionou”, destacou.
O f/8 Fotografia Documental também esteve na instituição registrando toda a rotina dos projetos sociais. “Cada fotógrafo sentiu as realidades que presenciou e depositou tal sentimento nas imagens que produziu. O resultado do trabalho fotográfico desenvolvido pelo coletivo mostra que, para além de todas as adversidades, há a humanidade”, pontuou a coordenadora do grupo, Ana Cribari.
As imagens foram capturadas em dois mutirões fotográficos realizados em Arcoverde; no projeto C Amor (Centro de Apoio aos Moradores de Rua), no Centro do Recife; e em Maracanaú, unidade da instituição na Região Metropolitana de Fortaleza, no Ceará. No total, são 50 fotos de 25 estudantes e profissionais.
A Fundação Terra
Criada em 1984 pelo padre Airton Freire, a organização surgiu numa área chamada popularmente de Rua do Lixo, em Arcoverde, município do Sertão pernambucano, a 250 quilômetros do Recife. Onde antes estava localizado o lixão do município, hoje há escola, creche, biblioteca, instituição de longa permanência para idosos e várias ações sociais. Há mais de 10 anos, as ações da instituição chegaram também a Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (CE), onde está localizada na comunidade do Alto Alegre II. No Ceará, funciona a creche Pleno Viver e o centro esportivo e cultural Renatu’s, com ações também na área de profissionalização. Em 2016, foi aberto no Recife o Centro de Apoio aos Moradores de Rua (C Amor), que funciona no Pátio da Santa Cruz, bairro da Boa Vista.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.