Estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o dia 8 de junho é o Dia Mundial dos Oceanos. Um momento importante para debater um tema vital para o meio ambiente. E no próximo dia 3 de junho, o RioMar Recife promove o Conexão Sustentável com a participação do campeão de surf e ativista ambiental Carlos Burle, do analista de conservação no Programa Marinho do WWF Brasil, Vinícius Nora, e da apresentadora e Defensora da ONU Meio Ambiente Brasil na Campanha Mares Limpos, Fe Cortez.
E para manter o tema em foco durante a semana que antecede o evento, o Viva RioMar Recife irá publicar o Especial Oceanos – textos produzidos pela analista de meio ambiente do RioMar, Jussara de Paula. Bom mergulho na leitura!
Por Jussara de Paula*
Desafiadores para uns, inspiradores e misteriosos para outros, os oceanos são encarados por muitos como algo inalcançável devido a sua imensa vastidão. Recentemente percebemos que a excessiva intervenção humana vem refletindo cada vez mais nas suas mudanças, causando impactos negativos em grandes proporções.
Embora absorva cerca de 1/3 de CO2, contribuindo assim para a redução de gás na atmosfera, o aumento deste mesmo gás no ambiente marinho proporciona uma série de alterações. Por exemplo, animais que necessitam construir e manter suas estruturas duras – esqueletos de corais, ostras, mexilhões e plânctons – possuem maior dificuldade devido ao aumento da acidificação provocado por uma série de pequenas ações de origem contínua.
A boa noticia é que tal atitude começa em terra. Plantar e manter árvores em estado saudável, usar lâmpadas fluorescentes ou de tecnologia led, optar por meios de transporte que produzam menos ou nenhuma emissão de CO2, consumir produtos de origem natural e responsabilidade ambiental e realizar a reciclagem dos materiais são algumas das várias soluções que você pode adotar no dia a dia para a proteção deste grandioso ecossistema.
E você? Quais ações para começar você já adotou?
*Jussara de Paula é analista de meio ambiente do RioMar Recife.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.