Dia Mundial da Reciclagem: O que você pode fazer pelo amanhã hoje?
Foto: Pixabay

Dia Mundial da Reciclagem: O que você pode fazer pelo amanhã hoje?

Todo o processo de geração, coleta, processamento e armazenamento de resíduos resultam em desafios sociais, culturais, ambientais e econômicos. Como quase todas as atividades humanas geram estes materiais em todos os lugares, há uma grande possibilidade de quando mal destinados causarem problemas. Para que isso seja diminuído, é preciso nos lembrar da necessidade de aderirmos às atitudes relacionadas aos conceitos pautados na reflexão, redução, reutilização, respeito e principalmente na responsabilidade, praticando, dentro da reciclagem, a coleta seletiva, que nada mais é que a separação dos materiais que podem voltar para o ciclo produtivo e evitar a retirada de mais recursos naturais.

Instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (Unesco), o Dia Internacional da Reciclagem é comemorado nesta sexta-feira (17). A data é uma oportunidade de exercer a reflexão sobre nosso papel na produção do lixo individual e coletivo, bem como colaborar para reciclar todo esse resíduo acumulado. Ela pode ser praticada em todos os espaços. Seja dentro de casa, no trabalho ou até mesmo nos locais da sua rotina é possível observar exemplos de como começar.

No RioMar Recife, o processo de reciclagem começa desde a entrada no mall, com a coleta dos materiais dispostos nas lixeiras, até a volta de parte do material orgânico gerado na Praça de Alimentação. É na Central de Resíduos, uma área de 250 m², que todo papelão, plástico, vidro, metal e outros materiais que possuem potencial de reciclagem e reutilização são prensados, enfardados e vendidos pelas cooperativas parceiras do empreendimento. Todo material coletado por estes profissionais são vendidos para as indústrias e tem a renda revertida exclusivamente para os mesmos, beneficiando diversas famílias.

Já no processo de compostagem os resíduos são encaminhados para uma empresa especializada. Resultado de restos de alimentos gerados em diversos locais e de resíduos de poda, as quais retornam ao RioMar em forma de adubo, proporcionando um produto rico em nutrientes aplicado nas áreas verdes internas e externas.

Reciclar é muito mais que um hábito e através de exemplos é possível gerar uma cadeia de cuidado, responsabilidade e respeito com os espaços, as pessoas e consequentemente com o planeta.

Deixe seu comentário