Descarte correto: RioMar tem coletor de lixo eletroeletrônico
Foto: Deoclécio Tadeu/RioMar Recife

Descarte correto: RioMar tem coletor de lixo eletroeletrônico

Por Thays Martins
Do RioMar Recife 

Comprar um eletroeletrônico para ser funcional em sua rotina é sempre uma experiência bacana. Seja um fone de ouvido para escutar uma música agradável, uma pilha para colocar no controle remoto, um microondas para fazer uma pipoca e até um aspirador de pó para ajudar na faxina, enfim, estamos rodeados de eletroeletrônicos e há um momento que sua vida útil chega ao fim.

Papel reciclado com bitucas de cigarro descartadas no RioMar

É nesse momento que o coletor de eletroeletrônico entra em ação. Isso porque o descarte inadequado desses produtos podem desencadear a contaminação do solo, do lençol freático, além de ocasionar enchentes e entre outros transtornos ao meio ambiente. Dessa forma, o RioMar Recife, em parceria com a Green Eletron, gestora sem fins lucrativos de logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas, foi o primeiro shopping do Nordeste a instalar um coletor de eletroeletrônicos. 

Assim, os clientes podem realizar o descarte consciente no Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de resíduos eletrônicos que fica localizado estacionamento, próximo a saída dos Correios, situada no Piso Térreo. 

De acordo com  Jussara de Paula, analista de Meio Ambiente do RioMar, desde março de 2022, o coletor de eletroeletrônico do RioMar recebeu cerca de 3,5 toneladas de material descartado. “O parceiro local recolhe os eletroeletrônicos descartados, faz os lotes e encaminha a uma empresa especializada, para descaracterização e retorno dos materiais passíveis de reciclagem a logística reversa”, explicou. 

Caso você tenha um eletroeletrônico e precise descartá-lo, é possível clicar aqui e conferir a lista completa dos itens que o coletor situado no RioMar recebe. 

SOBRE A GREEN ELETRON E OS ELETROELETRÔNICOS

A Green Eletron é uma entidade gestora para a logística reversa de produtos eletroeletrônicos e pilhas. A organização sem fins econômicos ou lucrativos, fundada em 2016 pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), atende à demanda crescente das empresas, governo e sociedade, pela criação de alternativas para a coleta e tratamento adequado dos eletroeletrônicos em seu fim de vida e cumprimento da Lei 12.305/2010 PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos. A Green Eletron criou um sistema coletivo para gerenciar toda a logística reversa de suas associadas, o qual envolve desde a coleta até o envio de aparelhos eletroeletrônicos e pilhas para recicladoras, responsáveis por transformar estes produtos em matéria-prima para a fabricação de novos produtos pela indústria. Hoje, a Green Eletron conta com dezenas de empresas associadas, fabricantes ou importadoras de eletroeletrônicos e pilhas.

 

Deixe seu comentário