Por Jussara de Paula*
A nova brincadeira que circula nas redes sociais com a ideia de comparar duas fotos de 2009 e 2019 caiu nas graças dos usuários, de anônimos a famosos. Sob a hashtag 10 years challenge (desafio dos 10 anos), tornou–se uma estimativa do quanto se mudou – ou não – na aparência, que de risadas a avaliações são transformadas em curtidas e interações. Sabendo disso, alguns têm demonstrado que se tratando das mudanças no planeta, precisamos seguir algumas reflexões.
Pensamos muitas vezes que é distante o impacto que causamos ao realizarmos simples atividades no nosso cotidiano, como escovar os dentes, por exemplo, e que não irão afetar a nossa casa, vizinhança, bairro até chegar aos cantos mais remotos do mundo. Mas ao exercitarmos um olhar mais atento, que a cada minuto e segundo, diversas atividades estão ocorrendo em nossas vidas, o que dizer nestes últimos 10 anos das nossas atitudes no cuidado com o planeta?
Mais que um convite para olhar além das aparências, o “Desafio dos 10 anos” é uma excelente oportunidade de repensar nossos hábitos, soluções e ações de impacto positivo para melhoria do meio ambiente. Observar fluxo do lixo gerado, realizar reciclagem, manter limpos os ambientes de convívio individual e compartilhado – como praias, parques ou ruas – são alguns exemplos que podem ser praticados neste exato momento. Assim não necessitamos de futuro para agirmos. Precisamos da interconectividade das pessoas. Desafie-se e conecte sua atitude com o planeta. Qual ação você realiza para deixá-lo melhor hoje?
*Jussara de Paula é analista de meio ambiente do RioMar Recife.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.