Conheça no RioMar lojas que oferecem pontos de descarte sustentável
Foto: Shutterstock

Conheça no RioMar lojas que oferecem pontos de descarte sustentável

Por Jussara de Paula
Do RioMar Recife

Criado pela UNESCO e celebrado no dia 17 de maio, o Dia Internacional da Reciclagem🌎 é uma boa oportunidade para revermos a forma como nos relacionamos com os resíduos de duas maneiras: reduzindo a quantidade que geramos e como podemos tornar a reciclagem viável em nosso dia a dia, a partir da destinação correta destes materiais. 

Ações marcam o Dia Internacional da Reciclagem no RioMar Recife

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais – ABRELPE em 2022, cada brasileiro produziu em média 1,043 kg de resíduos sólidos por dia, tendo alcançado um total de aproximadamente 81,8 milhões de toneladas, o que corresponde diariamente a 224 mil toneladas. 

Pensando assim, pode até nem parecer muito, mas, ao olharmos o todo, podemos comparar a uma montanha gigantesca de lixo composta por 381 quilos por pessoa ou mais de 801 milhões de toneladas de resíduos no País. Este volume é suficiente para construir uma muralha nada agradável de mais de 13 metros de altura e 3,6 metros de largura ao longo dos 7,4 mil quilômetros do nosso litoral brasileiro. 

E que tal contribuir para a diminuição desta estatística tão triste? Incluir a reciclagem nas suas escolhas, além de servir para uma série de reflexões positivas, nos apresenta uma série de conhecimentos acerca do ciclo de utilidade dos produtos, aumentando a melhoria do impacto social, por exemplo. 

Além da atuação das cooperativas na gestão dos resíduos recicláveis do RioMar, diversas lojas possuem programas e ações de reciclagem destes materiais, dentre as quais podem ser entregues no local, garantindo a reciclagem, doação ou reutilização criativa, também conhecido por upcycling. Vamos conhecer? 

Dica: consulte previamente os sites das lojas para saber quais peças são aceitas pelos programas de reciclagem oferecidos aos clientes. 

MODA E ACESSÓRIOS 

» Renner 

Dispõe de coletores, para roupas de qualquer marca e peças sem utilidade. Através do Programa de logística reversa Ecoestilo, são encaminhadas a instituição parceira, podendo ser recicladas, reutilizadas ou destinadas à doação, caso estejam em bom estado. Também recebe frascos usados de produtos de perfumaria, comprados ou não na loja. 

» Zara 

Próximos aos caixas das lojas, os coletores recebem quaisquer marcas. Filiada a Liga Solidária, tem por objetivo contribuir com o financiamento de projetos sociais de organizações sem fins lucrativos, que podem ser doadas, recicladas ou vendidas. 

» C&A 

Através do Movimento ReCiclo, também recebem roupas, de quaisquer marcas, desde que estejam higienizadas e de acordo com o regulamento do projeto, sendo encaminhadas para reuso, além de ser também uma opção para o descarte adequado de peças que não podem ser reaproveitadas. 

» Puket 

Aquelas meias desgastadas, furadas e sem par já não servem mais, certo? Elas podem ser destinadas na campanha Meias do Bem, criada pela empresa Puket. As peças são recicladas na própria fábrica e transformadas em cobertores e novas meias, destinadas a instituições sociais. Desde sua criação, em 2013, a campanha já reciclou 30 toneladas de resíduos têxteis, transformados em mais de 55 mil cobertores, ajudando a esquentar muitas pessoas em noites de frio. 

» Havaianas 

Os consumidores podem devolver seus antigos chinelos de qualquer marca em uma das lojas ou em suas franquias, que são transformados em tapetes, pneus ou obras de arte. Além disso, a logística foi estruturada para ser carbono zero, por meio de plantio de árvores, bem como a geração de renda adicional às cooperativas de reciclagem. Desde o início do programa, cerca de 513 famílias foram beneficiadas, garantindo o descarte adequado equivalente a 64% de pessoas calçadas no estádio do Maracanã, por exemplo. 

» Amaro 

A loja, com 100% carbono negativo e certificada em produtos sustentáveis, recebe embalagens e roupas de qualquer marca, localizadas na área central do espaço. Em parceria com a Eureciclo, recicla aproximadamente 5 toneladas de plástico por ano. 

MAQUIAGEM 

Beleza, estilo e sustentabilidade andam juntos quando o assunto é bem-estar. Confira as lojas que aceitam embalagens vazias. 

» Natura

Além de suas próprias embalagens, também recebem recipientes cosméticos das marcas do grupo (The Body Shop, Aesop e Avon). A cada cinco recipientes cosméticos destas marcas ou da própria Natura, você recebe um brinde. 

» O Boticário

O programa Boti RECICLA recebe também embalagens de qualquer marca, desde que sejam de cosméticos e as encaminham para a reciclagem apropriada. E na troca de três embalagens vazias a loja concede R$15 de desconto nas compras acima de R$150. 

» Quem disse, berenice? 

Com o programa Recicla, a cada cinco embalagens da marca você recebe um batom cremoso de brinde (matte ou cremoso), 15% de desconto trazendo embalagens vazias de qualquer marca e ainda ajuda a gerar renda para diversas famílias de cooperativas parceiras. Consulte no site da empresa quais são as embalagens participantes. 

MATERIAIS DIVERSOS

» Farmácias

O programa Descarte Consciente, implantado em farmácias no Brasil, disponibiliza coletores específicos para recebimentos de medicamentos vencidos e em desuso. Fazem parte dessa rede as farmácias Drogasil, Pague Menos, Drogaria São Paulo, Extrafarma e Farmácia Santa Maria. Desde o início do Programa, foram economizados mais de 500 milhões de metros cúbicos de água. 

» Cali

Possui ponto de coleta para capas de celular de diversos modelos, além de oferecer em seu portfólio capas biodegradáveis de fibra de trigo. O produto, inédito no mercado e feito a base de plantas, garante proteção ao aparelho. 

» Nagem

Em parceria com a Planet Patners Hp, possui ponto de coleta para cartuchos de tinta e toner, bem como garrafas de tinta da marca. O programa desde a sua implantação, tem transformado a vida de catadores, com a venda e reinserção dos componentes à indústria. 

» Samsung

Através do programa Samsung Recicla, recebe em lojas físicas produtos de pequeno porte, tais como: celular, tablet, acessórios, pilhas e baterias. No programa Troca Smart, produtos como smartphone, tablet ou smartwatch usados podem valer descontos na compra de um novo produto. Ainda possuem troca para eletrônicos de grande porte como refrigeradores, lavadoras, lava e seca, ar-condicionado e televisores acima de 40 polegadas. 

» Lojas Americanas

Disponibiliza coletor para descarte de lâmpadas fluorescentes usadas. Em parceria com a Reciclus, que possui pontos de entrega em estabelecimentos comerciais em todo o Brasil para que pessoas físicas possa descartar o material de maneira segura e correta. associação é responsável por operacionalizar a Logística Reversa das 

AQUI VALE UMA SUGESTÃO

Em outras empresas e locais com as quais você pretende adquirir uma nova peça ou demais produtos, procure saber se é possível devolvê-la para que seja descartada da forma correta (para reuso ou reciclagem) pelo fabricante. É importante que os consumidores sinalizem as empresas que possuem essa preocupação e as influenciam para receber de volta esse material. Assim, é possível criar uma rede de conscientização e cuidados entre clientes, meio ambiente e a cadeia produtiva.

*Jussara de Paula é coordenadora de sustentabilidade do RioMar Recife.

Deixe seu comentário