Por Carmen Peixoto*
A atividade que você desenvolve como estudante ou profissional lhe obriga, de vez em quando, a apresentar trabalhos, dirigir reuniões ou mesmo fazer palestra para o público. Você já planejou, pesquisou, domina o assunto, mas aquela sensação de medo ainda não lhe abandona. E as dúvidas surgem: onde coloco aos mãos, para onde devo olhar?
» Há pessoas que sentem pânico quando vão falar em público. Como melhorar o emocional:
Quem sente o peso da responsabilidade sente esse nervosismo antes de entrar num palco, por exemplo. Primeiro dominar o assunto. Por isso planeje e tenha conhecimento do que pretende expor. Respire fundo antes de se ver diante de pessoas. A postura ajuda muito! Entre com passos firmes e sorria. E, logo de início, diga a que veio, ou seja, fale sobre um assunto que desperte o interesse de todos. Isso ajuda.
» Há gestos que transmitem insegurança
Um deles é começar a falar com as mãos no bolso. Deixe os gestos livres. Não fixe o olhar numa só pessoa ou numa parte do público, mas passe sempre um olhar panorâmico. Só fixe o olhar em alguém que você precisar dirigir-se. Um hábito dos homens é abotoar e desabotoar o paletó. Preste atenção: gesticule com suas próprias mãos e não com uma caneta na mão.
» Como tornar mais agradável os momentos da palestra
Sempre ilustre o que está dizendo com história ou com fatos. Dê exemplos! Conte casos pitorescos se for uma pessoa espirituosa. Movimente-se! Dê ênfase ao que diz.
» Cuidados ao ser observado
Teste tudo antes de começar: som, o que vai projetar e fique num local que você também possa visualizar a tela de exposição. Se for ler algum texto não baixe demais a cabeça porque perde o contato com o público e não esqueça: olhe para quem está à sua direita, no centro e à sua esquerda. Tenha bom senso, controle emocional ao ser questionado. Respeite o tempo estipulado para a sua exposição.
*Carmen Peixoto é jornalista e instrutora de etiqueta profissional e social
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.