Campanha de Inclusão e Diversidade de shoppings da JCPM fala sobre racismo

Campanha de Inclusão e Diversidade de shoppings da JCPM fala sobre racismo

No período em que se lembra o Dia da Consciência Negra, sete shoppings do Grupo JCPM lançam a 4ª campanha de Inclusão e Diversidade do ano. Desta vez, levam para o centro do debate o racismo estrutural – que precisa ser reconhecido pela sociedade para ser enfrentado. Com a frase “Em toda diferença, uma semelhança: Respeito”, as peças buscam estimular nos consumidores que circularem nos shoppings a reflexão sobre o racismo que é, inclusive, crime. A iniciativa inclui um vídeo-posicionamento veiculado nas redes sociais e na TV fechada e que dialoga sobre essa realidade vivida por negros na sociedade.

A campanha, que tem como parceiro de realização o Instituto JCPM de Compromisso Social, faz parte de uma série de ações realizadas dentro das empresas do Grupo JCPM visando analisar e discutir questões relevantes e necessárias para a coletividade. “A partir da criação do Comitê de Inclusão e Diversidade, no ano passado, trabalhamos publicamente temas como trabalho infantil, LGBTQIA+, preconceito contra a pessoa idosa e, agora, fechamos o ano com o racismo. Conversar e mudar posturas sobre esses temas é uma estrada longa e todos nós como sociedade precisamos amadurecer e aprender. Só não podemos ficar parados”, comenta a diretora de Relações Institucionais do Grupo JCPM, Lucia Pontes.

Por dia, circulam, em média, em cada shopping, entre 50 mil e 90 mil pessoas, dependendo do empreendimento. “Entendemos que os shoppings hoje cumprem um papel de serem espaços de convivência e, diante disso, levar para esse ambiente essas discussões é uma contribuição nossa para a sociedade”, completa Lucia.

COLABORADORES

Para inserir os debates ao longo no ano nos empreendimentos, foram realizadas rodas de conversa, sempre trazendo para a discussão as temáticas das campanhas. “Os empreendimentos impulsionam a geração de milhares de empregos e uma diversidade imensa de pessoas e de pensamentos. Levar esse exercício de reflexão é o início de um processo que deve ser permanente. É importante destacar que é um aprendizado coletivo e constante. Até mesmo porque determinados comportamentos estão enraizados na sociedade que repete ao longo de anos posturas erradas. Mudar isso leva tempo”, destaca Lucia Pontes.

INICIATIVA 

Como projeto piloto, no Recife, jovens das comunidades do Pina e de Brasília Teimosa visitaram as lojas do RioMar Recife para conversar sobre a iniciativa e distribuir um Guia de Bolso que busca despertar um olhar mais atento para comportamentos do dia a dia, muitas vezes, replicado sem refletir sobre possíveis gestos de preconceito enraizados na sociedade. O vídeo-posicionamento, com duração de um minuto, está sendo  exibido na TV fechada e aberta, nas mídias sociais, com cartazes, painéis de LEG, circuito interno de TV.

CAMPANHA DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE 

» GRUPO JCPM LANÇA CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO DA PESSOA IDOSA

» O QUE É DIVERSIDADE?

» RIOMAR SE UNE A ENTIDADES E LANÇA CAMPANHA DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

Deixe seu comentário