Alimentos agroecológicos e a relação do homem com a terra
Foto: Pixabay

Alimentos agroecológicos e a relação do homem com a terra

*Atualizada em 31 de maio de 2021

Por Jussara de Paula*

Cada vez mais, os produtos agroecológicos vêm conquistando os paladares e lares brasileiros. Isso porque a ideia de de trazer à mesa práticas da agricultura primitiva, tendo o homem e sua perspectiva de relação com a terra de maneira interdependente tem crescido muito na atualidade. Mas você sabe como os produtos agrícolas são produzidos?

Diferente dos orgânicos, que utilizam processos mecânicos e de escala industrial, livre de agrotóxicos e fertilizantes químicos, os produtos agroecológicos além da mesma ausência destes materiais, vão mais além.

Sua prática promove o resgate de técnicas da agricultura familiar, indígenas e camponesas, menos agressivas aos ecossistemas que, aliados ao conhecimento científico moderno, realizam desde a análise das águas e do solo até cuidados dos hábitos e necessidades da comunidade e fauna local.

Foto: Deoclécio Tadeu/RioMar Recife

Desta forma busca trazer para o presente, com práticas tradicionais que foram perdidas, considerando, por exemplo, o comportamento e manejo do solo de acordo com as estações do ano, com opções sustentáveis para que a terra continue sempre produtiva com o passar do tempo.

Como resultado, são produzidos alimentos altamente nutritivos, duráveis e saborosos, cujo beneficiamento também permite apresentar variações de sabores e texturas de verduras, raízes, legumes e frutas em foma de pães, bolos, compotas, aliados a métodos gastronômicos e fitoterápicos, até então desconhecidas.

Foto: Beatriz Maia/RioMar Recife

Ao adquirir um alimento originado da agroecologia, não se leva para casa apenas um produto, mas um vínculo de amizade, cooperação, bem-estar e sustentabilidade planetária.

*Jussara de Paula é analista de meio ambiente do RioMar Recife.

Deixe seu comentário