O Dia Internacional da Reciclagem ? foi criado pela Unesco e é celebrado neste dia 17 de maio como uma oportunidade para rever a forma como as pessoas se relacionam com os resíduos, seja reduzindo a quantidade gerada e também como tornar a reciclagem viável a partir da destinação correta dos materiais. O RioMar Recife, pautado pelo compromisso e melhores práticas ambientais, para além dessas práticas comuns que já fazem parte da rotina do empreendimento, realizará ações pontuais para marcar a data.
Ações para marcar a data
Entre as ações realizadas para marcar o Dia Internacional da Reciclagem, o RioMar Recife vai receber um painel, entre esta quarta-feira (17) e o dia 27 de maio, com informações sobre a reciclagem e convidando os clientes do empreendimento a conhecerem os impactos da prática e como eles podem contribuir com essa atividade, através de práticas no dia a dia.
Além disso, o RioMar Recife promove, em parceria com o Instituto JCPM, a Semana Recicla +, uma visita guiada com cerca de 40 jovens do instituto na Central de Resíduos do RioMar, no dia 18 de maio, para apresentar parte da cadeia de gestão de materiais recicláveis ocorrida em um shopping. “A ideia é apresentar o fluxo da reciclagem e sensibilizar para essa questão”, ressalta Jussara de Paula, analista de Meio Ambiente do RioMar.
Práticas do RioMar Recife
No RioMar Recife, encontram-se espaços apropriados para o descarte responsável de diversos resíduos. A Praça de Alimentação, localizada no Piso L3, conta com coletores específicos para o encaminhamento dos resíduos. Ações como a de separar resíduos secos com restos de comida, além de lavar as embalagens e deixar os resíduos mais compactos possíveis para facilitar o transporte colaboraram para a geração de mais de 590 toneladas de materiais recicláveis no RioMar em 2022.
O empreendimento atua em parceria com cooperativas para que os materiais recicláveis ganham uma nova roupagem, contribuindo com a economia circular e com a vida no planeta. Há reciclagem de vidro, papel, plástico e metal, materiais que são triados pelas cooperativas internamento e comercializados, com a renda voltada para os cooperados.
O RioMar Recife ainda conta com um coletor de eletroeletrônicos, localizado no Piso Térreo, no estacionamento próximo à área de serviços. Em 2022, foram descartados e enviados para o descarte mais de 3,5 toneladas de eletroeletrônicos. Em dezembro do ano passado, o RioMar Recife implementou ainda o papa bituca, para coletar, reciclar e transformar o material em papel. Até então, foi coletado e enviado para reciclagem material suficiente para evitar a contaminação de 1.413 litros de água. Outra prática de reciclagem é a captação da água da chuva na cobertura do edifício, armazenada e filtrada para o uso nos jardins, bacias sanitárias e torres de resfriamento.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.