RioMar Recife recebe feira de alimentos agroecológicos

RioMar Recife recebe feira de alimentos agroecológicos

A busca por alimentos livres de agrotóxicos e o estímulo ao trabalho dos pequenos agricultores vêm moldando o perfil do consumidor. É que de acordo com a pesquisa Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil, realizada em 2019, 19% dos entrevistados consumiram esse tipo de produto nos 30 dias anteriores. Em 2017, esse índice era de 15%. Diante desse cenário, o RioMar Recife vai receber, a partir do dia 5 de fevereiro, a Feira Agroecológica (além de ser orgânico, o alimento agroecológico busca respeitar as relações sociais e culturais dos produtores).

A operação vai acontecer sempre às quartas-feiras, das 7h às 10h, no estacionamento externo, próximo ao Trade Center. Aberta ao público, ela é realizada pela Associação Terra e Vida, Amarfirtza, Amaterra, Agroflor e acontece com apoio do Sesc, JCPM, Instituto JCPM e do RioMar. No espaço, 14 agricultores, vindos de lugares como Lagoa de Itaenga, Bom Jardim, Gravatá, Igarassu, Olinda e Setúbal vão comercializar seus produtos, todos certificados pelo Ministério da Agricultura.

Há opções de raízes como inhame e macaxeira; frutas como banana, jaca, abacaxi, laranja e limão; hortaliças como alfaces lisa e crespa, geleias, acelga e rúcula; de produções como bolos sem lactose e trigo, massas, bolachas e fitoterápicos. São opções de alimentos que variam de R$ 0,20 a R$ 25.O ideal é que cada cliente traga sua ecobag 😉

“Além do benefício de optar por alimento sem aditivo, as pessoas compram diretamente de quem produz”, explica a coordenadora de Educação em Saúde e Sustentabilidade do Sesc Pernambuco, Elisabete Lacerda.

Razões para consumir alimentos agroecológicos 

  1. Livres de agrotóxicos, hormônios e aditivos químicos
  2. Não são alimentos transgênicos
  3. Preços acessíveis
  4. Gera renda para famílias agricultoras
  5. Respeita-se o tempo da natureza e sazonalidade
  6. Durabilidade maior do que produtos convencionais

Deixe seu comentário