Atualizada em 25 de março de 2021.
Por Isabela Sales e Luana Monteiro
Do RioMar Recife
Trabalhar no conforto de casa, poder tomar um café quentinho durante o intervalo, estar ao lado da família. Essas são algumas vantagens do home office, que nada mais é que trabalhar em casa. Contudo, por mais que os benefícios sejam relevantes, é preciso levar em conta a importância de uma rotina, com algumas adaptações diante da mudança de ambiente, principalmente agora com todo esse trabalho remoto durante o lockdown.
Por isso, palavras como organização, planejamento e equilíbrio são essenciais! Está com dificuldades de criar uma nova rotina no cenário atual? Deseja melhorar a produtividade durante o tempo de trabalho? Então confira algumas dicas práticas que a equipe do Viva RioMar – que também está em casa! – separou para te ajudar:
Organização:
Em primeiro lugar, pense e escreva em um papel como costuma ser a sua rotina. Você costuma acordar, fazer exercícios e se arrumar para trabalhar? Ou prefere ler um livro, tomar café e correr para o trabalho? Seja como for, uma alternativa é desenhar uma nova maneira de ‘começar’ o dia, tentando manter as atividades diárias que já existiam. Confira algumas ações super válidas:
- Mantenha a sua rotina de sono;
- Não abra mão das outras atividades do seu dia, como o exercício físico;
- Siga o seu horário de trabalho normal;
- Tente abrir mão do pijama – vale apostar em uma roupa confortável;
- Crie um ambiente ou tenha uma área própria para trabalhar (de preferência o menos usado ou mais distante possível dos demais);
Planejamento:
Além de organizar, é preciso se planejar e tentar, na medida do possível, seguir o que foi traçado – como cumprir o seu horário de trabalho e dar pausas estratégicas para tomar um café e curtir alguns momentos com a sua família. Confira mais dicas:
- Planeje sua semana e seu dia de acordo com as tarefas do trabalho e as de casa;
- Estipule intervalos para curtir um pouco com o pessoal da sua casa;
- Respeite o seu horário de trabalho e pessoal;
- Crie um cardápio semanal e já tenha em mente tudo que precisa para facilitar na hora de cozinhar;
Use a tecnologia a seu favor!
Empresas como o Google oferecem recursos para esse período que podem facilitar a sua rotina de trabalho. O Hangouts Meet do Google, por exemplo, permite reuniões empresariais e a versão avançada está liberada. Já a Microsoft tem o Teams, uma plataforma corporativa que pode ser usada para chamadas de vídeos, por exemplo. O Trello, Zoom, Google Drive e o próprio Whatsapp são outros grandes aliados neste momento – tanto para a comunicação quanto para a organização das tarefas.
Equilíbrio:
Além de cuidar do trabalho, também aproveite esse tempo para cuidar de você e da sua saúde! Não deixe de meditar, ler um bom livro, conversar com a família e amigos. O equilíbrio é imprescindível e faz a diferença também na sua produtividade.
É importante lembrar ainda que se o dia foi pesado e se você não conseguiu produzir como deveria, está tudo bem! Aproveite esses momentos para fazer o que gosta, seja cuidar da pele, pedir alguma comida gostosa, mudar a decoração da casa ou assistir àquele filme que você tanto ama. E tem mais:
- Cuide da sua mente;
- Aproveite as pausas para rir, consumir conteúdos leves;
- Estabeleça um limite com as pessoas que moram com você: tem hora para conversar e hora para trabalhar;
- Tenha um horário específico para se informar e ler as notícias do dia;
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