Expresso Cidadão: como tirar a carteira de trabalho
Foto: Acervo RioMar

Expresso Cidadão: como tirar a carteira de trabalho

Na hora de tirar a carteira de trabalho, sempre surgem dúvidas com relação aos documentos necessários. O serviço também é oferecido na unidade do Expresso Cidadão, localizada no Piso Térreo do RioMar Recife. O Ministério do Trabalho e Emprego orienta que nenhum trabalhador deve pagar pelo documento, já que a oferta é gratuita. Além do registro profissional, a carteira de trabalho também é exigida para dar entrada na aposentadoria, seguro desemprego, saque do FGTS e Fies.

Podem tirar a carteira de trabalho, pessoas a partir de 14 anos (menores de idade, devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis). Não é preciso fazer agendamento. O atendimento no Expresso Cidadão é por ordem de chegada. Para a primeira e segunda vias, são necessários os seguintes documentos originais:

» Identidade (RG)
» CPF
» Comprovante de residência
» Comprovação do Estado Civil (Certidão de Nascimento ou Casamento, com averbação, se divorciado).

Para a  2ª via, é preciso levar também a carteira de trabalho anterior e documento que conste o número e a série da carteira anterior (cópia da CTPS, extrato do PIS, alguns modelos de contracheque e Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho). Em caso de perda, roubo, furto ou extravio, é necessário estar com o Boletim de Ocorrência.

»  Documentos adicionais: Carteira de Habilitação (CNH) e Título de Eleitor.

O Expresso Cidadão do RioMar funciona das 8h às 20h. Todos os serviços oferecidos no espaço são de responsabilidade do Governo do Estado de Pernambuco.

Expresso Cidadão: como tirar a primeira via da Carteira de Identidade

Deixe seu comentário