Dicas preciosas para manter a produtividade no home office
Foto: Pixabay

Dicas preciosas para manter a produtividade no home office

Devido ao cenário atual, inúmeras empresas de todo o mundo estão aderindo ao formato de Home Office, que permite o trabalho em casa. A nova possibilidade traz pontos positivos e novos desafios, como o bom aproveitamento do tempo e o comprometimento com a produtividade. Além de um computador ou caderno de anotações – itens necessários para grande parte das atividades – os processos e a organização deles são grandes aliados neste momento. Para ajudar, a equipe do Viva RioMar separou algumas dicas preciosas para quem deseja praticar o home office tendo em vista um bom desempenho. Vem conferir:

CRIE PROCESSOS DE TRABALHO 

Todo trabalho, em essência, é feito de processos. Por exemplo: para se deslocar até o escritório você cria uma rotina de preparação que condiciona o seu cérebro para as atividades que estão por vir. E o mesmo deve acontecer em casa, ainda que de outra maneira. Escolher e organizar um espaço para trabalhar é uma ótima saída, já que ajuda na criação de um novo hábito.

TENHA UMA LISTA DE TAREFAS 

Sabe aquela sensação boa de riscar a sua agenda após finalizar uma tarefa? Além de ajudar na organização, esta atitude traz ainda mais motivação para seguir com o trabalho e riscar outras atividades. Por isso, vale a pena investir em uma lista diária, semanal ou mensal, e dedicar um tempo do seu dia para visualizar o resultado e a sua progressão.

ESTABELEÇA PRAZOS 

Nem tudo é para ontem ou pode ser deixado para amanhã: esta frase faz todo sentido no escritório e também em casa. Para falar dos prazos, é importante pontuar a necessidade dos intervalos, pausas e momentos para o cuidado com a mente e o lado emocional. Portanto, ao elaborar a sua agenda semanal, por exemplo, leve em consideração os compromissos profissionais e pessoais, estabelecendo uma rotina que seja leve e real, de acordo com o seu tempo e necessidade. Ao terminar, visualize o todo e, se possível, defina os horários de acordo com a sua realidade e hábitos: pense na hora para almoçar, no café da tarde, no momento para curtir os filhos e se exercitar.

TRABALHE EM EQUIPE

Apesar da distância física, o trabalho em equipe não só pode como deve permanecer firme e forte neste período. As redes sociais, as plataformas de trabalho e as chamadas de vídeo quebram bastante o galho, aproximando o time e ajudando na troca de informações e no dinamismo. Por isso, delegar funções, observar o fluxo das demandas e de colaboração são de extrema importância e devem fazer parte do home office.

MANTENHA HÁBITOS SAUDÁVEIS

Se no trabalho você tem um horário para alimentação específico, tente, se possível, não alterá-lo por estar em casa. É preciso respeitar as refeições e a rotina de trabalho. Mais uma dica: o cochilo após o almoço, de 20 a 30 minutos, pode ajudar a manter a cabeça fresca e preparada para as demais atividades do dia.

5 ERROS COMUNS QUE PODEM PREJUDICAR A PRODUTIVIDADE

Trabalhar sem um cronograma;

Ceder à tentação da cama ou do sofá;

Trabalhar por muitas horas sem tirar intervalos;

Não investir em um ambiente confortável e específico para o trabalho;

Não ter um horário para começar e terminar o trabalho;

Home office e produtividade: saiba como organizar o seu tempo em casa

Deixe seu comentário