Café tem perfume! Débora Xavier destaca o cheirinho do grão
Fotos: Paloma Amorim/Especial para o RioMar

Café tem perfume! Débora Xavier destaca o cheirinho do grão

A evolução dos grãos do café também passa pela percepção dos sentidos humanos. E nessa terça-feira (16), durante o segundo dia de palestras do Circuito do Café RioMar, no Piso L3 do mall, o olfato foi o grande protagonista da noite. É que a palestra da coordenadora de produtos das marcas Granado e Phebo, Débora Lemos Silvério Xavier, veio para contribuir em como a marca dá um salto no setor de perfumaria ao desenvolver aromas com o “cheirinho” do café.

Resgatando no primeiro momento a história da Phebo, Débora conectou a plateia à tradição dos cheiros genuinamente brasileiros ligados à perfumaria, desde sua criação, em 1930. Em seguida a palestrante explicou a importância da evolução dos aromas e sua intrínseca relação com a memória afetiva das pessoas. “Desenvolvemos a Biblioteca Olfativa da Phebo, onde cada perfume – são doze no total – seja um livro com histórias pra contar. E assim cada pessoa pode montar a sua própria de acordo com o seu gosto olfativo”, descreveu Débora.

E agora, garantindo de vez o seu lugar nesta espécie de estante olfativa, o perfume “Arábica” – uma homenagem ao tipo de grão do café mais consumido no Brasil. Débora detalhou o processo quase que cirúrgico para extrair o aroma mais natural possível dos grãos e inseri-lo na nova fragrância. “É um trabalho minucioso que inclui moer e torrar os frutos. Além disso, são 21 dias na maceração para alcançar uma nota equilibrada do óleo natural do café”, disse.

E ainda: “Trouxemos outras notas como as madeiras tipo sândalo e cedro que combinam com tons cítricos e promovem um cheiro único. É uma viagem sensitiva através do olfato”, destaca Débora.

Para o casal Abraão Vilela e Juciléia Santos a jornada olfativa valeu a pena. “Eu aprecio o universo do café e estou começando agora a explorá-lo. Curti demais saltar do paladar, que é o mais comum quando se fala da bebida, para o olfato”, afirmou Abraão.

Abraão Vilela e Juciléia Santos aprovaram a viagem olfativa através dos grãos de café.

MAIS PALESTRA

Nesta quarta-feira (17) é a vez de Romoaldo de Souza, jornalista, colunista político e apresentador há dez anos do programa de rádio Café e Conversa, palestrar sobre “Evoluindo do Café tradicional ao especial”. O encontro será no Piso L3 do RioMar, às 19h. A entrada é gratuita.

Deixe seu comentário