Por Caroline Melo
Do RioMar Recife
Crochê é uma arte manual milenar que permite criar tecidos usando uma agulha e um fio, seguindo padrões. A base é simples, mas as possibilidades e os pontos são diversos! Isso significa que, dependendo da habilidade no crochê e imaginação, os resultados podem ir de peças comuns a elaboradas peças de grife.
Quer saber mais sobre crochê e suas possibilidades? Confira!
Assim como bordados, tricô e outros trabalhos manuais, existem vários tipos de pontos e técnicas de crochê. O trabalho é artesanal e se inicia com os diferentes tipos de pontos que, unidos, se tornam uma trama e oferecem milhares de possibilidades.
Por isso, o crochê pode ser utilizado para criar toalhas, cobertores, bolsas e muito mais. E podem, por exemplo, construir pequenos brinquedos ou bonecos, comumente chamados de amigurumis. Um bom exemplo são estes, expostos na loja Artesanato de Talentos São João deste ano no RioMar Recife.
Outra forma de usar o crochê é criar roupas e acessórios. Desde peças simples até rendas elaboradas em roupas de alto padrão, só depende da sua imaginação para dar vida a tops, saias, vestidos, calças e muito mais.
Como começar a fazer crochê?
O primeiro passo é ter o material adequado. A técnica básica do crochê não requer muito: apenas agulhas e novelos de linha.
As agulhas de crochê são específicas para a técnica: em suas pontas possuem um gancho, utilizado para puxar o fio. Elas podem ter diversos tamanhos, medidas em milímetros, para adaptar às espessuras dos fios escolhidos.
Os fios para crochê podem ser os mais diversos: de lã e algodão a barbante e seda, tudo depende da habilidade da crocheteira, a pessoa que faz crochê, e de sua criatividade. Você encontra novelos de linha 100% algodão na loja GA+, que fica no Piso Térreo do RioMar Recife.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.