Oftalmologista dá dicas de como proteger os olhos no Carnaval
Foto: Acervo RioMar

Oftalmologista dá dicas de como proteger os olhos no Carnaval

Carnaval sem brilho e cor não é a mesma coisa, não é? Glitter, pedrarias e outros itens são indispensáveis para compor o look na folia. Todavia, alguns cuidados são necessários para preservar a saúde dos olhos nesse período. De acordo com o médico oftalmologista do Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope) Vasco Bravo Filho, é importante não descuidar da higiene. “As mãos devem estar limpas antes de aplicar a maquiagem. Pincéis e esponjas também precisam de higienização, para não proliferar bactérias”,afirma.

Glitter

É preciso estar atento na hora de aplicá-lo. Por ser áspero, ele pode arranhar a córnea. “Se o produto cair nos olhos, evite coçar. O recomendado é lavar com água corrente e soro fisiológico. Mas se os olhos permanecerem irritados, é preciso procurar atendimento médico especializado”, afirma.

Maquiagem

Outro cuidado é no momento de remover a maquiagem. Muitas vezes, glitter, sombra, lápis de olho e rímel podem se acumular nas pálpebras, obstruindo as glândulas localizadas nessa região. “Isso pode ocasionar a blefarite, uma inflamação que afeta as pálpebras e provoca, dentre outros sintomas, vermelhidão, descamação da pele ao redor dos olhos e coceira”, explica Vasco Bravo Filho.

A orientação é utilizar demaquilantes ou sabonetes anti lágrima adequados para a higienização dos olhos. “Se o desconforto persistir, evite usar maquiagem e procure um oftalmologista para avaliar a necessidade de prescrever colírios e outras medicações”, explica.

Lentes de contato

Para os que usam lentes de contato, é preciso bastante atenção na higienização após o uso. Utilize produtos e estojos adequados para a limpeza e acomodação das lentes. Importante: nunca durma com elas, pois isso pode aumentar a incidência de infecções na córnea.

“Também não é indicado compartilhar lentes de contato para evitar infecções e inflamações que podem levar a problemas sérios na córnea, com risco de comprometer a visão. Essa dica também vale para a maquiagem: cada pessoa deve utilizar a sua, respeitando a data de validade e as orientações do fabricante”, destaca o médico.

LEIA MAIS 

» APROVEITE O VERÃO, MAS NÃO DEIXE DE CUIDAR DA PELE

» CUIDADOS COM A PELE ANTES E DEPOIS DA MAKE CARNAVALESCA

» ANTES DE CAPRICHAR NA MAKE DAS CRIANÇAS, VEJA OS CUIDADOS

Deixe seu comentário