O Carnaval é repleto de momentos de descontração e lazer. As prévias já começaram a agitar os foliões, ansiosos para cair no passo. Mas é justamente nessa ocasião que vale a pena observar alguns cuidados para que o evento deixe boas recordações. Apesar de dizerem que no Carnaval vale tudo, não entre nessa, porque o arrependimento vem depois.

Aqui vão algumas dicas:

» Caso tenha recebido convite para uma das prévias de Carnaval, mas não pode comparecer, evite repassar seu convite para outros. Lembre-se que ele foi dirigido a você.

» Vai para o camarote como convidado, evite exageros e não ultrapasse a dose de bebida que pode lhe tirar do sério, dando chances a comentários desagradáveis sobre você.

» Nas festas de rua você vai deparar-se com pessoas de diversos perfis. Evite revidar grosserias e afaste-se de confusão quando isso ocorrer ao seu redor.

» O bom é pular e frevar ao lado de amigos, mas suas atitudes não devem ofender ou gerar inimizade no grupo do tipo brincadeiras com a esposa do companheiro.

» Cuidado na hora de escolher sua fantasia ou customizar a camiseta para não exagerar. Decotes profundos, shorts curtos demais podem lhe trazer dissabores. Sua imagem é percebida, mesmo em momentos de festa popular como o carnaval.

» Lembre-se de levar uma sacolinha para colocar lixo como restos de lanche, latinhas e guardanapo. E nunca jogar pela janela do veículo!

*Carmen Peixoto é jornalista e instrutora de etiqueta profissional e social