Um período voltado para a conscientização de uma doença silenciosa e mortal. O Novembro Azul é um movimento que ressalta a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A ação se mostra ainda mais relevante quando, no Brasil, um dado chama a atenção: um homem morre a cada 38 minutos em consequência da enfermidade, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), com 13.772 óbitos por ano. Por isso, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) apoia o movimento e incentiva os homens a realizarem os exames de próstata regularmente.

O médico formado pela Universidade de Ribeirão Preto (SP) e especialista em Laparoscopia pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Guilherme Maia, explica a importância de se manter vigilante contra a doença. “O câncer de próstata, quando diagnosticado precocemente, tem cerca de 100% de ser erradicado. Por isso é fundamental fazer exames preventivos regularmente”, afirma o médico.

Novembro Azul

O Novembro Azul é um movimento de conscientização sobre o câncer de próstata, tendo como símbolo da campanha o famoso bigode. Esse movimento começou em 2003, na Austrália, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17 de novembro.

No Brasil, a campanha chegou por intermédio do Instituto Lado a Lado pela Vida a fim de vencer o preconceito pelo lado dos homens, com relação ao exame de toque.