Marcio Atalla: É preciso fazer pequenas escolhas todos os dias

Marcio Atalla: É preciso fazer pequenas escolhas todos os dias

Nesta quarta-feira, o RioMar Recife recebe o conceituado professor de educação física e especialista em treinamento de alto rendimento Marcio Atalla. A palestra, que faz parte do projeto RioMar De Bem com a Vida, com patrocínio do Laboratório Cerpe, começa às 20h, no Teatro RioMar. O Viva RioMar antecipa um pouquinho o que ele irá falar no evento de logo mais:

Há uma tendência das pessoas optarem por fórmulas que prometem emagrecimento de forma rápida, mas que muitas vezes acabam engordando novamente, originando o chamado efeito sanfona. Como é possível se manter em forma de maneira duradoura?

Fazendo pequenas escolhas todos os dias, na hora de se alimentar, escolhendo melhor os alimentos, na hora de sentar ao sofá ou decidir fazer uma caminhada, e por aí vai. A soma dessas pequenas decisões resultam no nosso estilo de vida, e o melhor a fazer é perceber de que forma você consegue manter as melhores escolhas por mais tempo em sua vida.

Muitos alegam que a correria do dia a dia acaba dificultando a prática de exercícios físicos de forma rotineira. Que orientações ou dicas você pode dar para que seja possível aliar a rotina de trabalho ou estudos com a realização de atividades físicas?

Se a pessoa não tem tempo ou não quer fazer alguma atividade física de forma programada, ou seja, separar um tempo para ir a uma academia, clube, correr, fazer algum esporte, ela pode incluir o máximo de movimento que puder durante seu dia de trabalho, caminhando todas as distâncias que forem possíveis, trocando elevadores por escadas, trabalhando uma parte do tempo de pé… Essas atitudes que parecem poucas, fazem uma grande diferença se forem feitas diariamente, ou seja, incorporadas à rotina.

O fim de ano se aproxima e com ele as festividades também aumentam, com vastas opções de bebidas alcoólicas e comidas. Que tipos de exercícios físicos podem ajudar a “queimar” os excessos cometidos?

Eu não sou de acordo com esse pensamento. Acho que as pessoas devem sempre continuar sendo ativas, fazendo seu movimento físico diário e, nessa época de festas, relaxar um pouco e aproveitar. Depois voltar ao padrão, priorizando melhores escolhas em prol da saúde.

Para quem deseja sair de uma vida sedentária e passar a ter uma rotina voltada às atividades físicas, que cuidados devem ter e como podem fazer isso gradativamente?

Comece devagar, escute os sinais de seu corpo e, sobretudo, escolha uma atividade que você goste de fazer. Essa é a maneira de você não parar e desistir. Coloque, pra você mesmo, pequenos desafios. Talvez isso seja um estímulo a mais. O importante é manter a regularidade!

Gostou?! Ainda dá tempo de se programar e vir para a palestra. Os ingressos custam a partir de R$ 30 (meia entrada),  à venda na bilheteria do teatro e no site.

Deixe seu comentário