Você sabia que as doenças relacionadas ao colesterol alto estão, na maioria das vezes, ligadas à má alimentação e ao sedentarismo? Hipertensão, acidente vascular cerebral e problemas cardiovasculares são alguns exemplos dessas doenças que podem ser evitadas com pequenos ajustes no seu dia a dia.

Mas, afinal, o que é colesterol?

O colesterol é um tipo de gordura que está presente em todas as células do nosso corpo, constituindo vários órgãos como: cérebro, músculos, intestinos e também o coração. Ele é essencial para a produção de hormônios, ácidos biliares e metabolismo das vitaminas A, E, K e D. Ou seja, o colesterol é muito importante para a saúde do nosso corpo.

Colesterol bom X colesterol ruim

Não, você não está entendendo errado. Existe um tipo de colesterol que é considerado bom e é chamado HDL. Ele é responsável por limpar o nosso organismo, levando o colesterol ruim para o fígado, que depois é eliminado nas fezes ou na bile.

O colesterol bom ainda age no interior dos vasos sanguíneos. Ele limpa e impede as gordurinhas de se acumularem nas paredes das veias e artérias.

Por outro lado, temos o colesterol ruim, LDL, que é cheio de gordura e cálcio. Ele pode entupir as artérias, dificultando o transporte de oxigênio pelo corpo. Isso acaba por causar doenças graves como infarto e derrame.

Os níveis considerados normais pelos médicos para o HDL – o colesterol bom – são acima de 40mg/dl. Já para o LDL – o colesterol ruim – esse índice precisa ser menor que 130 mg/dl. Para o colesterol total, é necessário um valor menor que 190 mg/dl.

E os exercícios físicos? Como podem ajudar no controle do colesterol alto?

Quem está enfrentando dificuldades com o colesterol (ruim) alto no organismo, pode se apegar aos exercícios, sim! Eles se tornam grandes aliados para quem controlar o colesterol, pois espantam a inatividade do corpo, ativando a circulação sanguínea, aumentando o HDL e evitando que o LDL, gorduras e triglicérides acumulem nas artérias.

Com isso, além de alcançar diversos resultados incríveis no corpo e na musculatura, você ainda fica livre dos efeitos negativos do colesterol ruim.

Portanto, é hora de se mexer!

Para começar, escolha a sua atividade favorita e embarque numa rotina muito mais ativa na Cia Athletica.

Os exercícios mais indicados para controlar o colesterol são os aeróbicos. Durante a prática, o aluno realiza movimentos prolongados e por muitos minutos, favorecendo a oxigenação dos músculos.

Portanto, fique de olho nos exercícios que envolvam caminhada, natação, musculação e bicicleta na hora de fazer a sua escolha. O ideal é que você dedique ao menos 30 minutos para realizar a atividade escolhida, de 5 a 7 vezes na semana para que os resultados sejam satisfatórios!

Se você ficou muito tempo no sedentarismo ou está há tempos fora da academia, e não sabe nem por onde começar, pesquise as nossas diversas opções de aulas e a unidade mais próxima a você!

Depois de uma avaliação e uma aula experimental para ter certeza da sua escolha, você vai aos poucos incluindo uma rotina de exercícios em sua vida e começa a colher ótimos frutos para sua saúde instantaneamente.

Fonte: Blog Cia Athlética