A prática produz bem-estar físico e mental. A professora da Cia Athletica Natália Madeira explica as vantagens da atividade.

Mente e corpo em equilíbrio e união. Esses são os objetivos de quem procura pela yoga.  A atividade traz diversos benefícios para homens e mulheres, independente da idade. Engana-se quem pensa que o exercício melhora apenas a flexibilidade e respiração. A yoga também ajuda no controle da ansiedade, controle da pressão e batimentos cardíacos, alívio de dores corporais e auxilia até no emagrecimento.

A prática original da índia é uma boa alternativa para quem busca por uma melhor qualidade de vida. Os exercícios trabalham corpo e mente de forma interligada. Os ásanas, exercícios de postura, estimulam a ter mais  consciência corporal que auxilia o praticante a olhar para si de uma forma mais global.  Dessa forma alivia dores causadas, por exemplo, por escoliose, má postura e hérnia de disco. A prática ajuda no controle e diminuição da ansiedade podendo auxiliar no emagrecimento por diminuir e ajudar a compulsão por comer e, consequentemente, trazendo uma redução de peso.

Segundo Natália Madeira, professora de yoga da Cia Athletica, o principal objetivo é a busca pelo autoconhecimento. “A yoga ajuda muito as pessoas que tem depressão e síndrome do pânico, pois possibilita um controle muito maior da mente, por ensinar a viver no momento presente e ter domínio das coisas que faz e pensa, seja na prática da yoga ou no seu dia a dia. Esse controle deve ser tanto para a aula, quanto para vida, pois pessoas que conseguem focar a mente no presente e de forma positiva trazem mais tranquilidade para sua vida. A mente tem que ser trabalhada e exercitada assim como o corpo. Com a yoga desenvolvemos a técnica de ter maior domínio sobre o que a gente faz e pensa”, comenta.

Outro benefício de quem pratica o exercício é a melhora no sono, já que a atividade promove mais tranquilidade e relaxamento. O exercício pode ser feito inclusive na terceira idade, ajudando na prevenção de doenças como pressão alta, diabetes e colesterol alto, ou durante a gravidez, melhorando a flexibilidade e ajudando na adaptação do corpo nesse período de mudanças.  A yoga pode ser dividido em diversas modalidades, cada uma características e fins distintos.

Tecnologia como aliada da saúde