Nos últimos 12 anos, os editores da Health & Fitness Journal® do American College of Sports Medicine (ACSM) circularam uma pesquisa eletrônica para milhares de profissionais ao redor do mundo para determinar as tendências de saúde e fitness.

A pesquisa foi concebida para confirmar ou introduzir novas tendências (não modismos) que têm um impacto positivo percebido na indústria de acordo com os entrevistados internacionais.

Em 2018, algumas tendências emergentes dos últimos 3 anos foram confirmadas no top 10:

1.HIIT

No topo da lista das tendências fitness 2018 está o HIIT.

Períodos curtos de exercício de alta intensidade seguidos de um curto período de repouso ou de recuperação.

Caso não seja acompanhado por profissionais qualificados, há um risco maior de lesões com essa modalidade, no entanto, esta forma de exercício tem se tornado popular em academias de todo o mundo.

A Cia Athletica, localizada no piso térreo do RioMar, lançou em 2017 programas e aulas como o Orange Zone, HIIT e Cia Todo Dia, que estão completamente alinhados com esta tendência.

2. Treinamento em grupo – aulas coletivas

Os instrutores de aulas coletivas ensinam, lideram e motivam os indivíduos.

Programas de grupo são projetados para serem sessões eficazes para níveis de aptidão diferentes e são altamente motivacionais.

Existem muitos tipos de aulas e equipamentos, como a aeróbica, aulas de bike e aulas de dança.

A Companhia Athletica é hoje a rede de academias no Brasil que mais investe no desenvolvimento de aulas coletivas exclusivas. Só na ginástica, as unidades oferecem entre 80 e 110 horas de programação toda semana.

3. Wearables

A tecnologia wearable inclui rastreadores inteligentes de atividades, relógios, monitores de frequência cardíaca, dispositivos de rastreamento GPS e óculos, que foram lançados há apenas alguns anos. A indústria de wearables hoje alcança US $ 1,5 bilhões em vendas, incluindo também tecidos inteligentes e interativos têxteis.

A Cia Athletica oferece o sistema My Beat de monitoração cardíaca nas suas aulas de spinning e Orange Zone.

4. Treinamento com peso corporal

O Treinamento com peso corporal apareceu pela primeira vez na pesquisa de tendências em 2013 (em número 3) e estava na posição de número 2 para 2017, mas na verdade as pessoas têm usado seu próprio peso de corpo por séculos como uma forma de treinamento de resistência. Os programas de treinamento com o peso de corpo usam equipamento mínimo, que os tornam uma maneira muito barata de exercício.

O treinamento com peso corporal está presente em diversos programas e aulas da Companhia Athletica, como, por exemplo, o Cia Funcional, Cross Swim, Cia Todo Dia, Cross Fit e muitos outros.

5. Treinamento de Força

O Treinamento de Força continua popular em vários setores da indústria de saúde e fitness e para diferentes tipos de pessoas. Os clientes mais jovens usam pesos quase exclusivamente. Nas academias de hoje, no entanto, existem públicos diversos (homens e mulheres, jovens e velhas, crianças e pacientes com doença crônica estável) cujo foco principal é o treinamento de força. Atualmente, é usado também para reabilitação cardiovascular e pulmonar, ou programas de gestão de doença metabólica.

O treinamento de força da Cia Athletica é completamente individualizado. Os alunos recebem uma sessão de prescrição de treinamento personalizado gratuita em todas as séries iniciais e trocas de séries. O treinamento pode ser baixado no APP Cia On, onde o praticante encontra sua agenda, periodização e vídeos dos exercícios prescritos.

6. Profissionais de fitness educados, certificados e experientes

Esta tendência continua cada vez mais forte. Há uma grande variedade de certificações oferecidas por organizações acreditadas nacional e internacionalmente. Continua a haver um crescimento sustentado de programas educacionais em faculdades, escolas e universidades. Uma vez que o mercado para profissionais de fitness tornou-se mais competitivo, o interesse em algum grau de regulamentação tem se expandindo pelo mundo.

Além de selecionar um corpo técnico altamente especializado, a Companhia Athletica oferece um vasto programa de capacitação e atualização profissional para todos os seus professores e estagiários. Uma verdadeira escola de fitness, qualidade de vida e bem-estar!

7. Yoga

Yoga, ou Ioga, vem atraindo cada vez mais adeptos e diferentes variedades, como o Power Yoga e o Bikram Yoga (feito em ambientes quentes e úmidos). Outras formas de yoga incluem Iyengar Yoga, Ashtanga, Vinyasa Yoga, Kripalu Yoga, Anuara Yoga, Kundalini Yoga e Sivananda Yoga. Yoga parece se reinventar e atualizar e anualmente, tornando-se uma forma de exercício cada vez mais atraente.

Todas as unidades da Cia Athletica oferecem aulas de yoga junto ao programa de ginástica.

8. Personal Training

Os personal trainers continuam buscando maior profissionalização da sua indústria. Embora tenham havido algumas alterações menores de treinamento pessoal (por exemplo, pequenos grupos em vez de um contra um), os personal trainers continuam sendo uma parte importante da equipe profissional atuando nas academias.

Os personal trainers que atuam na Cia Athletica são convidados a participar dos programas de capacitação e atualização profissional e estão antenados com as principais tendências fitness.

9. Programas para terceira idade

Cada vez mais idosos têm participado de programas de exercícios rigorosos, incluindo HIIT, por ememplo, esportes de equipe e treinamento de força. Até mesmo os idosos frágeis podem melhorar o seu equilíbrio e mobilidade na vida diária com atividades do programa de aptidão funcional adequadas. Há um mercado crescente de adultos mais velhos, que agora estão se aposentando mais saudáveis do que as outras gerações.

O Programa Platinum da Cia Athletica foi desenhado especialmente para o público adulto maduro. A academia é desenhada e projetada para atender toda a família, do bebê ao bisavô, com elevadíssimo grau de qualidade.

10. Treinamento funcional

Treinamento para melhorar o equilíbrio, coordenação, força, potência e resistência de força e para aumentar a capacidade para realizar atividades de vida diária. Alguns dos entrevistados afirmaram usar o treinamento funcional em programas de fitness para adultos mais velhos. O treinamento funcional também é usado em programas clínicos para replicar as atividades da rotina diária.

As salas de musculação da Cia Athletica oferecem uma área de treinamento funcional ampla e completamente equipada. Além disso, o treinamento funcional também é oferecido através das aulas: Cia Funcional, CiaTodoDia, Cross Swim.

Fonte: Companhia Athletica