7 dicas para cuidar da pele durante o Carnaval
Foto: Divulgação/Feepik

7 dicas para cuidar da pele durante o Carnaval

O momento está chegando e daqui a pouco já será possível ouvir os clarins de Momo anunciando a chegada do Carnaval. Todos querem aproveitar a festa e pular ao som do frevo, mas fique atento: muito sol, multidão e diferentes maquiagens são alguns fatores que podem comprometer a saúde da pele. Pensando nisso, a equipe do Viva RioMar Recife conversou com a dermatologista Cynthia Cabral, que deu 7 dicas para cuidar da pele durante a folia. Dá uma olhada:

Pós-Carnaval: produtos para cuidar da pele exposta ao sol

1.O mais importante cuidado para nossa pele é o uso de protetor solar com no mínimo FPS 30. Além disso, sempre lembrar de reaplicar a cada 3h para manter o nível de proteção! Existem várias marcas de protetores solares que têm o tamanho pequeno e dá pra levar na bolsa ou pochete. Não esquecer do corpo. Os protetores em spray são uma ótima opção.

2. Outra dica de grande importância é o uso de óculos de sol, chapéu e até blusas com proteção UV. No Carnaval estamos muito expostos à radiação solar e esses cuidados fazem com que nossa proteção seja bem mais cuidadosa.

3. Lembrar sempre de hidratar a pele. Com o calor, suamos bastante e com isso perdemos bastante água. Precisamos hidratar a pele topicamente e também ingerir bastante água. Dica: água termal para hidratação da pele. Aplicar durante todo dia (lembrando que pode aplicar por cima de maquiagem e protetor solar sem problema).

4. Como Carnaval é uma época em que usamos bastante maquiagem lembrar de usar com cuidado. As dermatites alérgicas e de contato tendem a aparecer bastante em virtude do uso incorreto da maquiagem. Procurar sempre produtos hipoalergênicos e na validade; realizar a limpeza com demaquilante/água micelar sempre no fim do dia, lavando com sabonete específico para seu tipo de pele e hidratar com um hidratante calmante à noite para manter a pele nutrida.

5. Não esquecer de protetores labiais. Os lábios podem sofrer bastante com o calor e a exposição solar, causando queimaduras e ressecamento. O uso de protetores labiais devem ser sempre lembrados.

6. Quem está em uso de ácidos na pele lembrar de parar seu uso 5 dias antes da exposição solar. Manter somente a hidratação e proteção solar nos dias subsequentes da folia. O uso dos ácidos associados a maquiagens e exposição solar podem causar manchas e hipersensibilidade na pele.

7. Atenção com queimaduras! Como é uma época em que há um maior consumo de bebidas alcoólicas, lembrar de ter bastante cuidado com manuseio de frutas cítricas como limão, laranja, caju nas famosas caipirinhas, pois podem causar o que chamamos de fitofotodermatose, que são queimaduras decorrentes de exposição solar e contato com frutas cítricas.

10 dicas para brincar o Carnaval com segurança

Deixe seu comentário