O estresse é uma realidade que afeta, e muito, a nossa vida, nosso trabalho, nossas relações interpessoais, nossa saúde.

E viver com tantos afazeres e responsabilidades não é uma tarefa fácil. Precisamos, diariamente, lutar contra o relógio para dar tempo de fazer tudo. O tempo é muito precioso. Ninguém gosta de desperdiçá-lo, não é mesmo? Mas, por causa do stress, você pode estar fazendo isso…

https://vivariomarrecife.com.br/agenda/1310-autosave-v1/

Segundo o estudo recém-divulgado pelo instituto Benenden, na Inglaterra, os autores levantaram a hipótese de que o ser humano perde em média duas horas do dia pensando nos problemas e lutando para pegar no sono.

Além da perda do tempo, há outros males que o estresse pode causar, como:

Hipertensão

Gastrite/úlceras no estômago

Baixa na imunidade podendo causar infecções oportunistas

Baixa no desempenho no trabalho

Problemas de memória e concentração

Para ajudá-lo a retomar o controle e viver mais leve e com qualidade de vida, a Cia Athletica preparamos uma lista com cinco itens que você pode começar a fazer agora para aliviar de imediato os níveis de estresse.

1. Tome Sol

Faça pequenas pausas durante o dia para receber um pouco da luz e energia do sol. Os raios solares ajudam a fortalecer nosso sistema imunológico e melhoram o nosso humor porque estimulam a síntese de endorfina. Além disso, ajudam a regular o nosso sono.

2. Exercícios de respiração

Muita gente respira errado e a falta de oxigenação adequada pode causar muitos problemas para o nosso organismo. Aprender a respirar vai ajudá-lo a combater o estresse, além de trazer vários outros benefícios como: o rejuvenescimento, a melhora da digestão e até mesmo o controle do peso. A yoga e a meditação são algumas das ferramentas que você pode usar para o aprendizado da respiração.

3. Prepare-se para uma boa noite de sono

Você costuma pegar no sono sem estar consciente de que precisa dormir? Por exemplo: você está lendo na cama e aí acaba dormindo. Acorda já no meio da madrugada e, aí sim, se prepara para dormir?

É importante termos uma preparação e estabelecer uma rotina do sono. Escolha um horário para dormir e tente segui-lo até que o hábito esteja criado. Uma hora antes de dormir esqueça seu celular. Coloque uma música tranquila e relaxante, prepare um chá calmante, como o de camomila ou melissa. Além disso, o estado do seu colchão, travesseiros e até a luminosidade que entra no quarto também são muito importantes para que você consiga se desligar totalmente, descansar de verdade e diminuir o estresse.

4. Faça atividade física

Praticar uma atividade física é mais que um remédio contra o estress, é um incrível aliado para seu bem-estar e saúde. Encontre uma atividade que você gosta. Pode ser dança, algum esporte coletivo, musculação, natação, crossfit, yoga… vale tudo! O importante é se mexer. A prática frequente de exercícios físicos melhora a autoestima e o humor, libera endorfina no organismo e ajuda a combater o estresse. Duvida que isso pode ajudá-lo? Agende uma aula experimental e veja de perto o poder da atividade física. ?

5. Tenha um diário

Quando vivenciamos um pico de estresse, saímos do controle e vemos a realidade sob outra ótica. Afinal, nosso organismo foi bombardeado por diversos hormônios, como o cortisol. Escrever em um diário pode ajudar e muito. Escrever sobre as experiências irá ajudá-lo a processá-las mais rapidamente. Escreva sobre os episódios que causaram tamanho estresse e ansiedade, mas também escreva as coisas boas que aconteceram em seu dia.