Por Deoclécio Tadeu
Do RioMar Recife
Neste domingo (14) comemora-se em vários países o Valentine’s Day, data equivalente ao Dia dos Namorados em nosso calendário. A data não é apenas um dia para presentear ou se declarar ao par romântico. É que Nos Estados Unidos, por exemplo, celebra-se a amizade, o companheirismo e é muito comum filhos presentarem os pais com cartões e alunos agradarem seus professores com alguma lembrancinha.
O Valentine’s Day surgiu a partir de uma lenda na Roma Antiga, na qual o imperador Claudio II proibiu casamentos durante as guerras pensando que assim os soldados seriam mais eficientes. Então, o Padre Valentim se opôs a essa ideia e foi encarcerado.
Na prisão, enquanto aguardava sua execução, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro. A moça, após conhecer Valentim, por um milagre, recuperou a visão. Pouco antes de morrer o Padre escreveu uma carta para a jovem assinando-a com “Your Valentine” (seu namorado) dando origem a expressão usada até hoje.
No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho, mas tem muitos casais aproveitando o ensejo do Valentine’s Day para curtir um momento diferente, trocar presentes e celebrar o amor. Agora que você conhece a história, aproveite também.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.