Por Beatriz Maia
Do RioMar Recife
Rua do Bom Jesus ou Rua dos Judeus. Essa localização emblemática é uma das mais antigas do Recife, e ganhou destaque sendo eleita a 3ª rua mais bonita do mundo. O ranking foi feito fela revista Architectural Digest, grande publicação dos Estados Unidos. Elevando a beleza arquitetônica pelo olhar da câmera, o fotógrafo Bruno Lima (@brunolima1111) preparou uma exposição, denominada “Se Essa Rua Fosse Minha”, para homenagear este lugar tão amado pelos recifenses.
A exposição pode ser encontrada na Praça de Eventos 2, em frente à Centauro. Confira algumas fotos:
Para ele, a beleza presente no colorido dos casarios históricos são elementos que sobressaem na fotografia.
Juntando a sua experiência com o seu amor pela cidade, Bruno procura destacar a simplicidade presente nos detalhes, aspectos que conseguem colocar a rua como um dos pontos turísticos mais belos da capital pernambucana.
A exposição pode ser visitada no horário de funcionamento do RioMar Recife. De segunda à sexta, das 10h às 22h, e nos domingos e feriados, das 12h às 21h.
História
Existe um motivo para essa rua ser conhecida como “Rua dos Judeus“. É que durante a ocupação holandesa no Recife, muitos judeus procuram se estabelecer na cidade, atraídos pela liberdade de culto religioso. Por esse motivo, a Rua do Bom Jesus possui a primeira sinagoga das Américas, a Kahal Zur Israel. Os materiais arqueológicos foram descobertos por escavações feitas pelo laboratório de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco, entre 1999 e 2000. Hoje o local é ocupado pela Arquivo Histórico Judaico de Pernambuco.
Obras de José Corbiniano Lins imortalizadas no RioMar Recife
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.