Preçolândia, no RioMar, apresenta Exposição ‘Origens’
Foto: Acervo/RioMar

Preçolândia, no RioMar, apresenta Exposição ‘Origens’

A Preçolândia inaugurou sua primeira loja em Pernambuco com muitas novidades no Piso L1 do RioMar Recife. Os clientes encontram desde utensílios para cozinha até eletroportáteis, artigos de decoração, utilidades para lavanderia, cama, mesa e banho. Um dos diferenciais é a Exposição Origens, localizada no 1º andar da loja. Um espaço com os primeiros modelos de utensílios como batedeira, secador de cabelo e ferro de passar e que conta a história de cada um deles. Confira abaixo a história dos produtos:

Origem do ferro de passar

Desde o século IV já existiam formas de alisar roupas, os chineses foram os primeiros a utilizar uma panela de latão com brasa e a manuseavam por um cabo comprido para obter o efeito desejado. No entanto, o ferro de passar surge a partir do século XVII, com o ferro a brasa. Somente no século XIX surgiram outras modalidades como o de lavadeira, a água quente, a gás e a álcool, a evolução do produto culminou em 1882, com a patente do ferro de passar elétrico.

Origem da faca

Desde a Idade do Bronze, que ocorreu a 6,5 milhares de anos A.C, confirma-se a existência da faca. As facas foram produzidas de diversos materiais, tornando-se evidente sua evolução ao longo de toda a sua existência. Elas foram feitas de pedras lascadas, pedaços de meteorito ricos em ferro, feitas de bronze, aço, plástico, aço inox e entre outros materiais. No século XIX, surgiu a faca elétrica, instrumento perfeito para cortar carne, o peru de Natal e mesmo o pão, todos antes de serem levados à mesa.

Origem da chaleira

A chaleira não nasceu do chá, foi mais o oposto. Seu conceito surgiu com antigos viajantes e soldados chineses, que ferviam a água para purifica-la. Concebeu-se o modelo convencional (arredondado, bojo mais largo, tampa no topo e bico lateral) para aquecer a água sem evaporá-la e ser depositado sobre o fogo direto, os primeiros desenhos, japoneses, datam de 1517. Assim que o chá chegou à corte francesa do século XVII, a chaleira pegou carona e ganhou impulso.

Origem da cafeteira

Ela foi inventada no século XIX, mais exatamente no ano de 1802. O dono da ideia foi o farmacêutico francês François-Antoine Descroisilles. Ele construiu o aparelho – que foi batizado de caféolette – com dois recipientes sobrepostos e separados por um filtro. Poucos anos depois da invenção da caféolette, também na França, o químico Antoine-Alexis Cadet de Vaux apresentou ao mundo a cafeteira de porcelana. Em 1822, o protótipo da máquina de café expresso surgiu também em território francês.

Origem do bule

O bule yixing foi a primeira invenção registrada, originário da província de Jangsu, na China, localizada a 193 quilômetros ao sul de Shanghi. Para fabricar o bule, era necessário usar a zisha, uma argila roxa que é encontrada apenas na província de Jangsu, rica em minerais e era ideal para a fabricação dos bules, pois permitia a retenção do sabor do chá.

Origem da batedeira

Foi Herbert Johnson quem inventou esse aparelho doméstico um jovem engenheiro americano.  Foi em 1915 é criada a primeira batedeira, era uma batedeira de mão, produzida pela Hobart. Antes da Primeira Grande Guerra, a maioria das residências americanas, tinham um exemplar em sua casa.

Origem do balde

As primeiras cerâmicas que se tem notícia são da Pré-História: Baldes e vasos de barro, sem asa, que tinham cor de argila natural ou eram enegrecidas por óxidos de ferro. Com a descoberta deste material e posteriormente de outros metais foi possível desenvolver ferramentas mais eficientes que as de pedra e o próprio barro.

Origem do moedor de carne

Foi criado originalmente pelo inventor alemão Karl Drais no século XIX. Desde então, além do uso doméstico, os moedores podem ser encontrados em diversas indústrias e ambientes comerciais, com diferentes funções, embora seu mecanismo de operação seja basicamente o mesmo (moedores que também são raladores, por exemplo), e são chamados de equipamentos conjugados ou moedores multiuso. Geralmente podem moer a carne em três diâmetros: fino, médio e grosso.

Origem do liquidificador

Há relatos de que o primeiro liquidificador foi inventado no ano de 1904 na Inglaterra e era um misto de liquidificador e batedeira, utilizado para misturar substâncias químicas. Para otimizar este trabalho, o polonês Stephen Poplawski desenhou, em 1922, um recipiente de vidro que se encaixava em um pequeno motor elétrico com pás giratórias. No Brasil, o primeiro liquidificador foi fabricado em 1944 e ganhou o nome de Nêutron.

Origem da forma de gelo

Para falar da forma de gelo precisamos primeiro saber da historia da máquina refrigeradora que foi construída em 1856, usando o princípio da compressão de vapor, pelo australiano James Harrison. Com a criação do frigorífico doméstico se abriu diversas portas para novos utensílios como a forma de gelo, que foi criada para facilitar a produção de pequenos blocos de gelo para o uso caseiro.

Origem do filtro de água

Há 2000 anos a.C,  as pessoas até então não associavam que a água que bebiam era responsável por muitas doenças da época. Alguns métodos foram iniciados pelo egípcio Imhotep (a.C 2655 – 2600 a.C) Em 1700 a.C foram aplicados os primeiros filtros de água para aplicação doméstica, eram feitos de lã, esponja e carvão. Em 1972 surgiu a lei da água limpa.

Origem do aspirador de pó

A ideia de criar um sistema que ajudasse a eliminar o pó e sujidade das nossas casas remonta ao século XIX. Só chegado o ano de 1869 é que o inventor americano Ives McGaffey registou a patente do que pode ser considerado o primeiro aspirador da história, apesar do seu funcionamento ainda ser bastante rudimentar. O aparelho, construído em madeira e lona, funcionava de forma manual através da ação de uma manivela que bombeava o pó para dentro de um pequeno recipiente.

Origem da xícara

Existiram objetos semelhantes a xícaras (tigelas com alças) na Grécia de dois mil anos atrás, também havia objetos parecidos com canecas feitos por povos pré-colombianos. Xícaras desenhadas especialmente para café, chocolate ou chá começaram a aparecer na Europa no século XVII, em 1750, preocupado e incomodado com as pessoas queimando os dedos, sugeriu ao seu amigo, o ceramista Josiah Wedgwood, a colocação de alças nas tigelas. Estava então criada a xícara.

Origem do ventilador

O inventor responsável pela criação do ventilador foi o engenheiro americano Schuyler Skaats Wheeler no final do século XIX. O modelo criado por ele foi o de mesa, que tinha duas pás, ele era mecânico e composto de um legue tradicional que foi aplicado preso por uma haste que se mexia por intermédio do movimento das roldanas e girava entre os eixos. Esse tipo de ventilador, criado entre 1882 e 1886, foi criado para atender especialmente às necessidades do setor industrial.

Origem da torradeira

George Schneider, que tinha trabalhado na American Electrical Heater Co. em Detroit, foi o primeiro a pedir uma patente para uma torradeira eléctrica nos Estados Unidos, entre 1893 e 1900. Anos depois, em 1909, a General Electric patenteou o seu modelo GE D-12 Toaster, que se tornou a primeira torradeira elétrica comercial bem sucedida, com o seu design criado por um técnico chamado Frank Shailor.

Origem do secador de cabelo

O secador de cabelo elétrico foi inventado pela empresa americana Racine Universal Motor Company em 1920. A idéia de secar os cabelos com jato de ar surgiu depois da invenção do aspirador de pó.

Origem do prato

Fabricados na antiguidade em cerâmica, madeira, metal, ou pasta de vidro, os pratos, ou bacias, confundem-se com a história da humanidade. A designação “prato”, no sentido de vasilha individual, surgiu no Século XVI, substituindo a tábua, ou travessa, usada na era medieval para ajudar a cortar alimentos. De acordo com relatos históricos, o prato individual foi introduzido na França pelo Cardeal Mazarine (1653), sendo este homenageado pela novidade, que passara a ser referida com seu nome.

Origem da panela de pressão

Com a dificuldade extrema de fazer alguns tipos de alimentos, concluiu-se que para se atingir esse objectivo era necessário criar nas panelas condições para que a água fervesse a 100 graus ou mais, condições essas que só seriam conseguidas se a panela fosse completamente vedada. Chegado o ano de 1679 o físico francês Denis Papin, apoiado neste princípio, criou um utensílio que segundo ele próprio referiu, “amolecia os ossos e cozia rapidamente as carnes mais duras”.

Origem da panela

A história dos artefatos para cozinhar só começa mesmo com o desenvolvimento da cerâmica. “O uso de vasos de cerâmica permitiu o cozimento em água fervente sobre o fogo”, escreveram Jean-Louis Flandrin e Massimo Montanari em “História da Alimentação”. Nos últimos séculos, inovações na metalurgia atingiriam em cheio a cozinha: aço inoxidável e alumínio tornaram a produção em escala de panelas economicamente viáveis.

 

Deixe seu comentário