Para relembrar: cinco grandes clássicos na voz de João Gilberto
Foto: Getty Images

Para relembrar: cinco grandes clássicos na voz de João Gilberto

A Música Popular Brasileira perdeu um de seus maiores compositores, violonistas e intérpretes. Nordestino, João Gilberto nasceu em Juazeiro da Bahia, e faleceu neste último sábado, 06 de julho, no Rio de Janeiro, aos 88 anos. O artista foi um dos criadores do ritmo Bossa Nova, inovando a cena musical ao introduzir batidas de jazz para tocar samba, e deixa um legado riquíssimo em forma de poesia e canção, que sem dúvida, marcou a trajetória de muita gente. Sua forma suave de cantar e a maestria ao tocar violão eram características marcantes de suas músicas que além de fazerem sucesso nacional e internacionalmente, sempre eram lembradas em trilhas sonoras de filmes e novelas.

Para celebrar a obra de João Gilberto, listamos 05 grandes músicas interpretadas pelo artista que marcaram a sua carreira:

1.) Wave: Os versos “Vou te contar, os olhos já não podem ver coisas que só o coração pode entender” são datados do ano de 1977 mas ainda em 2007 entrava na casa de todos os brasileiros durante a abertura da novela Páginas da Vida, na Rede Globo.

2.) Águas de Março: Uma das canções mais conhecidas de toda a MPB, Águas de Março é do ano de 1973 e ganhou fama em todo o mundo na voz da cantora Elis Regina.

3.) Chega de Saudade: Composta em 1959, Chega de Saudade fala sobre da alegria do reencontro de um amor saudoso, gravada inicialmente na voz de Elizeth Cardoso.

4.) O Barquinho: De 1961, O Barquinho traz em sua letra a essência da boemia carioca ao falar sobre o cair da tarde após um dia ensolarado. Foi regravada por diversas cantoras como Maysa, Nara Leão e Elis Regina.

5.) Desafinado: Com um violão marcante, os versos “Se você disser que eu desafino, amor…” de 1959 são puro romantismo, que na voz suave de João Gilberto não tem nada do que sugere o título da canção.

 

Deixe seu comentário