Obras de José Corbiniano Lins imortalizadas no RioMar Recife
Fotos: Júlio Rebelo/RioMar Recife

Obras de José Corbiniano Lins imortalizadas no RioMar Recife

Por Deoclécio Tadeu
Do RioMar Recife

Sabe-se que o RioMar Recife tornou-se um centro de experiências. Boas experiências. E Isso acontece porque não são apenas as lojas que chamam a atenção dos clientes. Serviços de saúde, cinema, gastronomia, academia e o advento inédito do teatro em um shopping, por exemplo, são atrações que fascinam muita gente. Para além disso, outro elemento ganha destaque no mall: as esculturas artísticas. As obras são de artistas nordestinos e estão espalhadas pelos corredores. A a ideia é que, em uma cidade tão rica em artes, possamos vislumbrar um pouco desse traço cultural que é uma das características mais fortes do Nordeste.

Obras de Francisco Brennand encantam o RioMar Recife

O passeio desta semana será pelas obras do escultor José Corbiniano Lins. Nascido em Olinda em 1924, ele iniciou sua carreira como pintor e, na década de 1950, foi um dos artistas que participou da Semana de Arte Moderna do Recife ao lado de nomes como Abelardo da Hora, Reynaldo Fonseca, Samico e Celina Lima Verde. Em 1952, ingressou no Atelier Coletivo de Olinda onde foi aluno e aprendeu muita coisa. Corbiniano participou de inúmeras exposições exibindo seu trabalho em museus, galerias e espaços culturais do Recife, São Paulo, Olinda e Rio de Janeiro, além de países da Europa e  América Latina.

Ele era considerado um artista múltiplo, pois atuou com desenhos, gravuras, serigrafias, tapeçaria, entalhes e principalmente a escultura. Um dos elementos marcantes de sua obra era a admiração pela figura feminina. Com uma trajetória incrível no universo da arte, Corbiniano faleceu em março de 2018, aos 96 anos. No entanto, sua obra está imortalizada no RioMar Recife e você pode conferir algumas esculturas agora. Vem com a gente!

Para começar, na entrada principal, o Cristo localizado em uma das pilastras já dá boas-vindas aos visitantes.
Já a obra “Festa Religiosa” está localizada no Piso L2, próxima à Tok&Stok.
Para fechar, ainda é possível apreciar a escultura “Figura Reclinada” que revela o encanto do artista pela figura feminina. A obra está localizada no Piso L2, próxima da loja Artex.

RioMar Recife

Além das obras de Corbiniano, estão espalhadas pelos principais corredores do RioMar as obras de outros pernambucanos como os mestres Zezinho Filho, José Joaquim da Silva – o Zezinho de Tracunhaém – e Ivo Diodato, oriundos de Tracunhaém, Zona da Mata Norte de Pernambuco.

E por falar em artistas de Pernambuco, o célebre Francisco Brennand também permanece vivo em suas obras espalhadas pelo mall. O artista nos deixou em 2019, mas como todo grande nome das artes, suas composições ficam entre nós como um grande legado cultural.

Francisco Brennand

Quem vem ao RioMar, facilmente se encanta com a arte de Brennand. É que o ceramista deixou seu legado com  “Coluna de pedras”, localizada na área externa da entrada principal, e o “Painel de cerâmica”, que estampa a área interna.

Além dessas, é possível encontrar o famoso “Ovo Primordial”, que significa imortalidade, pois segundo Brennand, as coisas são eternas porque se reproduzem. O piso que cobre o Boulevard de Restaurantes, no L3, também são do artista.

A história do Nordeste: livros para conhecer a região

 

 

 

Deixe seu comentário