Por Deoclécio Tadeu*
Aprender é uma ação intrínseca ao ser humano. Em nenhum momento da vida, deixa-se de adquirir conhecimento. Ao longo da história, os métodos de aprendizagem sofreram inúmeras mudanças e, com isso, muitas ferramentas foram desenvolvidas para facilitar o ensino e a aprendizagem.
Dentre as ferramentas usadas na facilitação dos estudos, dispomos do livro didático, um dos principais instrumentos de ensino do atual sistema educativo. Para homenagear sua importância, hoje , dia 27 de fevereiro, comemora-se O Dia Nacional do Livro Didático. Esse material exerce papel fundamental na formação de jovens no Brasil. Ao passo que propõe ótimos conteúdos, facilita a atuação dos educadores com ideias bem direcionadas.
Visando não apenas homenagear, mas alertar para o cuidado e o bom uso que se deve ter no manuseio, confira algumas dicas para prolongar a vida útil do seu livro didático.
>> ENCAPAR
Além de proteger contra rabiscos e líquidos, é uma ótima oportunidade para personalizar com várias cores e estampas.
>> ONDE GUARDAR
A organização do material é de suma importância. Os livros devem ser guardados em estantes ou prateleiras, sempre em locais de fácil acesso.
>> MANUSEIO RESPONSÁVEL
Outro ponto importante é o modo de utilização. Deve-se atentar para não fazer orelhas, não riscar nem dobrar as folhas, uma vez que elas podem se soltar.
> HORÁRIO DE AULAS
Planejar os horários de uso, além de poupar esforços carregando o livro, tornará o manuseio mais organizado. Desta forma, só serão retirados da estante, os livros correspondentes a cada dia.
*Deoclécio é estudante de Letras da Fafire e colaborador do RioMar Recife.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.