K-Pop Fest RioMar: um evento de valorização da cultura coreana
Fotos: Heudes Regis/Especial para o RioMar Recife

 K-Pop Fest RioMar: um evento de valorização da cultura coreana

Por Thays Martins
Do RioMar Recife

O final da tarde e o início da noite foram recheados de animação no RioMar Recife através do K-Pop Fest RioMar. O evento, nesse sábado (28), foi gratuito e contou com a apresentação dos grupos: Eleven, Heirs, Move Dance Team, Soldiers, 5seasons Dance Team, Faster-Z e Faster-X, TBA, UNnamed e Lótus Dance Team. 

GA+ no carnaval com serviços e itens carnavalescos

Os grupos se apresentaram no Piso L3 em formato de showcase e, ao longo da grade de programação, houve random play dance – que é a ação de tocar o refrão das músicas aleatoriamente e quem souber, faz a coreografia – para que as pessoas possam aproveitar o espaço para dançar e celebrar a cultura k-pop.

Assim, o público presente no RioMar Recife foi contagiado pela cultura sul-coreana através dos grupos covers que valorizam e dão visibilidade ao k-pop, tanto para quem já conhece e consome essa cultura, quanto para quem não conhece e estava aproveitando as atividades de lazer do RioMar.

Quem veio especialmente para o K-Pop Fest RioMar foi a aposentada Maria José, de 68 anos. Ela contou que trouxe a neta Mariana Monteiro, de 16 anos, para se apresentar no grupo Soldiers. Além disso, Maria José revelou que aproveita os momentos com a neta para escutar e assistir aos clipes de BTS. “Vim assistir a apresentação da minha neta, mas também gosto muito de k-pop. Meu grupo favorito é o  BTS e o integrante que mais gosto é o Jimin”, falou Maria José.

K-Pop Fest RioMar aproximando os fãs

E, por falar em artistas favoritos, um ponto alto do K-Pop Fest RioMar é que apesar dos grupos serem covers, essa é uma oportunidade dos fãs da cultura sul-coreana se aproximarem da performance dos artistas favoritos que estão do outro lado do mundo. Dessa forma, a dedicação dos grupos com ensaios e estudos sobre os artistas do gênero k-pop é recompensada pela aclamação e valorização que o público retribui.

Assim, de acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação para Intercâmbio de Cultura Internacional da Coreia do Sul em 2022, indica que boa parte dos brasileiros encaram o k-pop como algo que reflete a imagem da Coreia do Sul. Trazendo para o Nordeste, Pernambuco  é o um dos estados com maior consumo da cultura sul-coreana, tendo o grupo Faster-Z como o primeiro cover a surgir na terra dos altos coqueiros. Dessa forma, o K-Pop Fest RioMar comprovou toda essa paixão pelo ritmo que vem dominando o mundo.

Deixe seu comentário