Por Hana Pedrosa
Do RioMar Recife
A abertura da terceira edição da Expo Preta RioMar contou com Gaby Amarantos levando muita energia e animação para o palco do Teatro RioMar, localizado no Piso L4 do RioMar Recife, na noite dessa quinta-feira (15). O show faz parte da programação da Expo Preta RioMar, projeto autoral que destaca a valorização da cultura negra, impulsiona o trabalho de pessoas afroempreendedoras e é realizado em parceria com o Instituto JCPM de Compromisso Social (IJCPM).
Confira a programação desta sexta-feira na Expo Preta RioMar
Gaby Amarantos cresceu na periferia, numa comunidade conhecida como Bairro da África, na cidade de Belém, no Pará, onde se reconheceu mulher preta e recebeu diversas referências familiares que a impulsionaram ao sonho de ser cantora. Hoje, ela é atriz, cantora e compositora de músicas que exaltam e celebram a negritude. Além disso, Gaby Amarantos também é uma das pioneiras do ritmo tecnobrega e luta pelo reconhecimento desse estilo musical no Brasil. Por falar nisso, a artista foi vencedora do Grammy Latino 2023 na categoria “Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa” com o álbum “Technoshow”, ritmo original do Belém e que mistura brega com batidas eletrônicas.
Assim, o show de Gaby celebrou a diversidade e a riqueza cultural com músicas que levaram o público ao êxtase. Ao som de sucessos de sua carreira como ““Xirley”, “Ex Mai Love”, “Me Libera” e “Ai ai ai Mega Príncipe”, a cantora fez o público levantar, cantar, dançar e aplaudir a energia contagiante da noite. Além do ritmo tecnobrega, a artista cantou Carimbó com um figurino deslumbrante e um balé performático.
A mãe Patrícia Oliveira foi curtir a noite com sua filha Alice Oliveira. “Nossa! O show foi muito bom, surreal de lindo”, disse Patrícia. Já Cleyse Amaral, 30 anos, uma das afroempreendedoras abraçadas pela Expo Preta, estava super empolgada para ver o show de Gaby Amarantos. Ela, que é formada em moda pelo Senac, desenha e produz peças de roupas para sua própria marca de moda, a Lay Cya.
“A objetivo da Expo Preta é fomentar a cultura afrobrasileira e o microempreendedor e criar um espaço para que ele tenha uma rede de network para melhoria do seu trabalho e dos produtos’, disse Thayara Paschoal, gerente de Sustentabilidade do Grupo JCPM. Assim, a 3ª edição da Expo Preta RioMar contará com 24 estandes de pessoas afroempreendedoras oriundas de 14 bairros do Recife. As áreas de atuação também foram ampliadas, incluindo produtos naturais e para alimentação; entretenimento infanto juvenil; moda autoral/artesanal; serviços e produtos de beleza; e produtos e serviços associados à sustentabilidade.
A programação continua até o dia 18 de agosto com apresentação cultural, oficinas, debates e apresentações especiais. Todas as atividades são gratuitas e realizadas no Piso L3, a partir das 12h. Abaixo você pode conferir a programação de hoje.
Confira a programação – 16/08
- 12h – A coisa tá preta! Playlist oficial da Expo Preta.
- 13h – Dj Boneka Apresentação cultural.
- 14h – Oficina de Afrobetização Jogos de leitura e contação de histórias.
- 16h – Coco Abre Caminhos Apresentação cultural.
- 16h30 – Cine Barulho Cine debate com Lucas Marçal.
- 17h30 – Juventude negra VIVA! Painel de conteúdo.
- 18h30 – 6ta MC Apresentação cultural.
- 19h – Márcia Castro (OFERECIMENTO RIOMAR).
- 20h30 – A coisa tá preta! Playlist oficial da Expo Preta
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.