Expo Carnaval apresenta as vertentes do Maracatu
Foto: Deoclécio Tadeu/RioMar Recife

Expo Carnaval apresenta as vertentes do Maracatu

Por Deoclécio Tadeu
Do RioMar Recife 

Como forma de acalentar o coração dos carnavalescos recifenses, o RioMar Recife traz uma novidade especial: a Expo Carnaval. A atração trata-se de um exposição que retrata 4 manifestações culturais de grande importância na cultura popular. As obras de artes estão expostas no Piso L3 do mall e o espaço segue respeitando os protocolos de segurança devido à pandemia.

O acesso é gratuito e por lá você vai poder tirar fotos em um cenário temático montado com alegorias, bonecos representando caboclos de lança, rei e rainha do maracatu rural e um boneco gigante em homenagem a Enéas Freire, só para citar alguns. Por agora você pode conferir dois grandes destaques do local e entender as duas vertentes do Maracatu. Se liga!

Expo Carnaval tem início neste sábado no RioMar Recife

MARACATU DE BAQUE SOLTO

Uma das características do Carnaval de Pernambuco é a sua diversidade de cores e ritmos. Um dos responsáveis por isso é o maracatu. Ele que preenche todos seus espaços com um colorido e brilho únicos. O Maracatu Rural ou Maracatu de Baque Solto é uma manifestação folclórica com origem genuinamente pernambucana. Tem como principal símbolo o caboclo de lança, e distingue-se do Maracatu Nação por sua organização, personagens e ritmo.

O cortejo do Maracatu Rural diferencia-se dos outros maracatus por suas características musicais próprias e pela essência de sua origem, refletida no sincretismo de seus personagens. Sua magia também vem da música, com uma orquestra composta por instrumentos de percussão e sopro.

MARACATU DE BAQUE VIRADO

Por onde passam, de longe se escutam os sons dos tambores. Como dizia Chico Science, é um som que pesa uma tonelada. Essa é a marca do Maracatu Nação ou Maracatu de Baque Virado. Conhecido essencialmente por seu ritmo musical, dança e ritual de sincretismo religioso, ele tem origem no estado de Pernambuco. Trata-se do mais antigo ritmo afro-brasileiro.

Sua formação é estritamente percussiva, que acompanha um cortejo real. Os grupos apresentam um espetáculo repleto de simbologias e marcado pela riqueza estética e pela musicalidade. O momento de maior destaque consiste na saída às ruas para desfiles e apresentações no período carnavalesco.

Deixe seu comentário