Enem: aprenda história com filmes clássicos

Enem: aprenda história com filmes clássicos

Previsto para ser aplicado em novembro, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) já é parte da rotina de inúmeros jovens. É que a prova exige um grande preparo dos candidatos e, por isso, o ideal é começar os estudos o quanto antes. Dentre vários os caminhos possíveis para aprender, que tal conhecer um pouco da história através de bons filmes? A atividade pode ajudar muito na hora contextualizar a redação em momento histórico ou responder algumas questões na área de ciências humanas. Além disso, pode de servir como um momento de descontração em meio a tanto estudo. Vamos às dicas:

Enem: como estudar em casa da melhor forma

O PATRIOTA 

O filme retrata o ato revolucionário dos Estados Unidos contra a Inglaterra. Com a narrativa focada em Benjamin Martin (Mel Gibson), um veterano que já havia lutado ao lado dos ingleses na guerra dos sete anos, a trama traz esse personagem como alguém que se abstém da revolução, mas após alguns eventos, ele decide se aliar ao exército americano na luta contra a coroa britânica. O Longa de passa em 1775 e com certeza é uma ótima produção para pensar nessa momento histórico da humanidade.

A LISTA DE SCHINDLER

Aqui a temática gira em torno da Segunda Guerra Mundial. O filme é uma das produções cinematográficas mais conhecidas desse universo e tem sua narrativa mais voltada para o holocausto. A história gira em torno de Oskar Schindler, um empresário que salva mais de mil judeus ao empregá-los em sua fábrica. É uma ótima maneira de perceber a Segunda Guerra por outra perspectiva.

O NOME DA ROSA 

Voltando aos eventos da idade média, esse filme é ótima uma ótima opção para você estudar sobre a Inquisição, o radicalismo religioso e a restrição de informações que a Igreja impunha sobre seus próprios membros e a sociedade.

TEMPOS MODERNOS 

Que tal um pouco de humor com o gênio do universo cinematográfico Charlin Chaplin? Parece uma ótima ideia. E se se a princípio a falta de som parecer um problema para quem não está acostumado, basta assistir os primeiros minutos que com certeza o filme prenderá sua atenção. Nessa obra é possível estudar os vários aspectos da Revolução Industrial, inclusive caminhar pela forte crítica social que a produção faz.

OLGA

Nesse filme é possível refletir sobre alguns eventos da era Vargas e o Estado novo no Brasil. Em conjunto a essa reflexão, dá para pensar também no âmbito global da segunda Guerra Mundial, já que tais fatos ocorriam no mesmo período.

Deixe seu comentário