Por Beatriz Maia
Do RioMar Recife
“Duna”, com uma semana presente nas salas de cinema no mundo todo, quebrou o recorde como a maior bilheteria de estreia da Warner Bros. durante a pandemia. Somente isso deve dar um pequeno gosto da grandeza dessa obra. Afinal, o livro lançado por Frank Herbert, em 1965, é uma das obras mais conhecidas e pioneiras no mundo da ficção científica.
Livraria Leitura no RioMar Online: escolha seu livro de casa
Se você é um fã assíduo de filmes como Star Wars e Blade Runner, não deve estranhar o sucesso de Duna. A primeira parte dessa história, que pode ser vista atualmente no Cinemark, Piso L4 do RioMar Recife, apresenta um universo anos distante do que conhecemos hoje. Uma realidade em que grandes famílias constituem um sistema feudal dentro de um império espacial.
Neste primeiro momento, conhecemos a família Atreides. É dela que nosso protagonista surge – Paul Atreides. Destinado a grandes coisas, esse jovem acompanha a família até Arrakis, o planeta responsável pelo “melange”, uma especiaria de grande importância para as viagens espaciais do império. Ensinamentos sobre filosofia e política são apenas alguns tópicos retirados dessa obra que já conquistou milhões de fãs nos últimos 51 anos.
Os conflitos que se desenrolam a partir daí deu criação a não somente um livro, como seis. Alguns, encontramos nas livrarias do RioMar Recife. Confira:
Livraria Leitura
Duna x Star Wars
Como foi dito antes, Duna não é estranho para os conhecedores do mundo de ficção científica. Na verdade, muitos fazem comparações a gigantes do ramo, como a saga Star Wars. Acontece que alguns fãs conectam detalhes importantes entre as duas obras, como, por exemplo, a ascensão dos seus protagonistas – Luke Skywalker e Paul Atreides – a um lugar decisivo na trama.
Além disso, mesmo que a tentativa do diretor Alejandro Jodorowsky de fazer um filme de Duna em 1975 tenha falhado, sua influência nos filmes que viriam a ser feitos nos anos seguintes não passou despercebida. Já que suas ideias conseguiram inspirar muitos aspectos notados em alguns filmes, como Alien (1979).
Segunda adaptação
O filme do diretor Denis Villeneuve não é o primeiro a chegar às salas de cinema. Em 1984, David Lynch também interpretou através de suas lentes o mundo de Duna. O filme não é visto como um sucesso entre os fãs. Na verdade, muitos argumentam que a tentativa de traduzir o vasto mundo criado por Frank Herbet em apenas 2h20 não foi uma boa ideia. Talvez, por esse motivo, a versão de 2021 tenha sido somente a primeira parte do livro, deixando assim os fãs no aguardo para a conclusão do história.
*Preços e estoque são de responsabilidade das lojas.
Deixe seu comentário
Você deve estar conectado para postar comentário.