Pelo 6º ano, o RioMar Recife, em parceria com a Academia Pernambucana de Letras, realiza o Festival de Literatura reunindo nomes conhecidos da cena literária pernambucana para homenagear dois grandes escritores pernambucanos: Luzilá Gonçalves e Raimundo Carrero. O evento, aberto ao público, acontece nesta terça e quarta-feira (17 e 18), das 14h às 19h, no Teatro RioMar. Também haverá apresentações do escritor e poeta Bráulio Bessa e do cantador Santanna.

O Festival de Literatura é uma excelente oportunidade para amantes das letras e estudantes do ensino médio e universitário. Durante o evento, são realizadas ricas discussões sobre o universo literário dos homenageados. Além disso, o público poderá conhecer de perto os escritores pernambucanos Luzilá Gonçalves e Raimundo Carrero.

Veja como participar do Festival RioMar de Literatura

O primeiro dia de festival será dedicado à escritora Luzilá Gonçalves, autora da famosa obra Rios Turvos, que conta a vida romanceada do poeta Bento Teixeira. Com esse livro, ela foi agraciada com o Prêmio Joaquim Nabuco da Academia Brasileira de Letras. Luzilá é natural de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Foi professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e, durante dez anos, morou na França, tornando-se conhecida na área literária do país europeu.

Já o romancista Raimundo Carrero é natural de Salgueiro, no Sertão pernambucano. Jornalista, foi editor e chefe de redação do Diario de Pernambuco, e participou do Movimento Armorial como romancista. Tem livros premiados nacionalmente pelos mais conhecidos veículos de comunicação. Entre suas obras, estão As sombrias ruínas da alma; Os segredos da ficção; A preparação do escritor; A história de Bernarda Soledade – A tigre do sertão e As sementes do sol – O semeador.

Durante o Festival de Literatura haverá ainda exposição de charges de célebres escritores brasileiros confeccionadas pelo cartunista do Jornal do Commercio Miguel.

Caricaturas: descubra quem são os poetas e escritores

Shows

Bráulio Bessa é escritor, poeta, empreendedor social e ativista cultural, criador do projeto “Nação Nordestina” com mais de 1 milhão de seguidores. Faz parte do elenco fixo do programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo.

O cantador Santanna é seguidor do Rei do Baião Luiz Gonzaga. Em seu repertório, clássicos do forró como Tamborete de forró, Se tu quiser e Ana Maria.

Programação

» Dia 17 de abril, a partir das 14h

Abertura: Margarida Cantarelli, presidente da Academia Pernambucana de Letras
Exibição do filme “Azul” de Eric Laurence (30 minutos de duração)
Dispersos Cia de Teatro apresenta-se com o texto: “Eu Luzilá”
Painel Música e Literatura: José Telles e Cláudio Almeida
A prosa e a poesia de Luzilá Gonçalves com Alexandre Furtado e Lourival Holanda
Dispersos Cia de Teatro com o texto “Nosso Amor”
Homenagem à Luzilá com o poema de Ana Maria César com Cláudio Almeida
Show de Bráulio Bessa

» Dia 18 de abril, a partir das 14h

Abertura: Margarida Cantarelli – Presidente da Academia Pernambucana de Letras
Teatro e Literatura: Álcio Lins e Luís Reis
Dispersos Cia de Teatro com o texto: “A menina morta”
Painel com Raimundo Carrero, Flávia Suassuna e Luzilá Gonçalves
Dispersos Cia de Teatro com o texto Domingos e o Sonho
Show de Santanna o Cantador