Você sabe tudo sobre a trilogia de O Senhor dos Anéis, conhece cada personagem de Grey’s Anatomy, mas por algum motivo o mesmo ritmo não acompanha o hábito de ler. E isso pode mudar. É que existem livros que contam as boas histórias de uma maneira atrativa e de fácil leitura. Neles, a linguagem é simples e flui sem dificuldade. Vamos conhecê-los:

Quadrinhos

Os livros em quadrinhos, ao contrário do que muita gente pensa, não são feitos apenas para crianças e adolescentes, e nem abordam somente histórias de super-heróis. Com seu jeito colorido e simples, as narrativas se tornam envolventes e podem ser o primeiro passo no caminho das leituras.

O Diário de Anne Frank em quadrinhos, de Ari Folman e David Polonsky – aqui, a clássica história da garotinha judia de apenas 13 anos, que é forçada a se esconder com a família diante das constantes ameaças dos nazistas, ganha traços visuais. O estilo ilustrativo de retratar o diário da menina, pelo qual ela narra a própria história, privada do mundo exterior, enquanto sonha em ter sua liberdade de volta, permite ao leitor acessar os sentimentos mais profundos da garota.

Crônicas

As crônicas também são uma ótima opção para as pessoas que não possuem o hábito de ler. Uma vantagem é que elas permitem ao leitor escolher qual ordem seguir no livro, uma vez que são histórias independentes. Quase sempre são textos leves e curtos, que mantêm a curiosidade e o interesse de quem estiver lendo.

As Cem Melhores Crônicas Brasileiras – é uma coletânea organizada por Joaquim Ferreira dos Santos, e reúne textos de 62 autores brasileiros, que tornaram um gênero em clássicos de referência de bons momentos na língua portuguesa. Entre os autores estão – Rubem Braga e Luis Fernando Verissimo, Xico Sá, João do Rio, Nelson Rodrigues, Paulo Mendes Campos, Antônio Maria e Fernando Sabino.

Citações

Esta é uma categoria voltada para a praticidade no dia a dia, e que permite às pessoas uma leitura leve, interessante e positiva. Trata-se de uma coletânea de frases, que possibilita conhecer melhor a vida ou a obra de um determinado autor. Também facilita a inspiração de boas ideias para os leitores.

Fernando Pessoa, o livro das citações, de José Paulo Cavalcanti Filho – Reúne trechos selecionados durante os anos que dedicou à pesquisa sobre a vida e a obra do poeta português. Desassossego, amor, solidão e liberdade são alguns dos mais de trezentos temas em que se organizam os versos, e leva ao leitor a uma viagem imersiva sobre os sentimentos que permeiam a alma humana.

Autoajuda e desenvolvimento pessoal

Permita-se conhecer a si mesmo e melhorar a sua relação interior. Esse é o principal convite destas leituras que trazem reflexões sobre o modo de viver, porém com uma linguagem simples e objetiva. Um ótimo exemplo disso são os livros do autor Allan Percy que faz alusões com importantes pensadores da história com práticas do dia a dia da pessoas ( Platão para sonhadores / Nietzsche para estressados, entre outros).

Série de livros do autor Allan Percy – o escritor consegue trazer para o cotidiano das pessoas lições desenvolvidas por célebres personagens da história mundial. Títulos como “Einstein para distraídos”, “Nietzsche para estressados” ou “Platão para sonhadores” reúne citações e aforismos dos pensadores, trazendo-os para o mundo da psicologia cotidiana a fim de refletir sobre temas como autoconhecimento, amor, criatividade, força de vontade, sucesso, aprendizado e inovação.

Todos os gêneros podem ser encontrados na Livraria Cultura, Saraiva Megastore, Luz e Vida e Banca Fênix.